Visto a necessidade do acompanhamento médico contínuo para assegurar a saúde e bem-estar dos cidadãos da terceira idade, um projeto de lei tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com objetivo de instituir o Programa de Atendimento Domiciliar de Idosos em Crises Pandêmicas na capital.
De autoria do vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), o programa a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será destinado a cidadãos de 60 anos ou mais, que solicitem o atendimento no próprio domicílio e deve perdurar até a cessão dos eventos que ocasionam a decretação da pandemia.
Segundo o parlamentar, diante de grandes crises, como a que a população enfrenta provocada pelo novo coronavírus, o poder público deve propor medidas rápidas que atendam os mais vulneráveis e o programa apresentado, por meio do Projeto de Lei, será um importante instrumento para poupar a saúde dos idosos.
“Cabe ao poder público ampliar os cuidados em tempo de isolamento social e procurar amparar os mais vulneráveis em suas casas, impedindo um deslocamento desnecessário e perigoso para buscar ajuda médica” declarou o autor do projeto.
Funcionamento do programa
De acordo com o PL, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá disponibilizar os profissionais e os meios de execução do programa. As solicitações de atendimento em domicilio serão feitas por meio de aplicativo disponibilizado pela Semsa, que após o atendimento, deverá manter um cadastro eletrônico com o nome de todos os cidadãos com mais de 60, endereço, contato e o nome da pessoa que solicitou o atendimento, quando for o caso.
#vereadorgedeaoamorim #programa #atendimentodomiciliar #idosos #semsa
Texto: Rick Olliver – Assessoria do vereador Gedeão Amorim
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post PL de Gedeão quer garantir atendimento domiciliar a idosos durante crises pandêmicas apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.