O presidente do Sistema Fecomércio Aderson Santos da Frota apresentou ao secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Jório Veiga, um documento com propostas ao Governo para aprimorar o ambiente de negócios, reanimar a economia e expandir as fronteiras comerciais e de serviços, entre outras sugestões.
A Fecomércio agrega o Sesc/Senac, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) e o Centro do Comércio.
Para aumentar a empregabilidade, os empresários estão sugerindo ao Governo incentivos ao setor comercial e de serviços, como prazo maiores de recolhimento de tributo, redução do percentual do ICMS incidente sobre mercadorias vendidas ou serviços prestados, geração de crédito fiscal nas operações de substituição tributária e isenção ou percentual menor de pagamentos de insumos como energia, água e comunicação.
Como proposta para interiorizar a economia, as entidades do comércio propõem cursos de formação tecnológica voltados para atividades agrícolas e melhoria das técnicas de plantio de frutas, grãos e verduras, além do aprimoramento das técnicas de captura de peixes para exportação.
Também foram relacionadas no documento propostas para reativar o turismo de compras em Manaus com política fiscal para desonerar o ICMS dos produtos fabricados na capital, reforma tributária, infraestrutura de transporte e melhoria da gestão e eficiência do serviço público.
O secretário Jório Veiga disse que o Governo está sempre atento às demandas do Comércio, um dos setores que mais contribui para a arrecadação e geração de emprego no Estado. “Essas propostas serão avaliadas em conjunto com outras secretarias. É um momento de recomposição depois de um período intenso de crise, mas esperamos unir esforços para dar melhores condições aos setores produtivos”, avaliou.