A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai realizar, durante a Semana Estadual de Aleitamento Materno do Amazonas, uma série de seminários e palestras on-line. Os eventos fazem parte da programação em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, e o novo formato foi adotado em razão das medidas de segurança adotadas por conta da pandemia de Covid-19. A semana tem abertura na segunda-feira (03/07) e segue até sexta-feira (07/07).
Neste ano, o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, terá como tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e contará com a participação de pediatras, nutricionistas, especialistas em amamentação, representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.
De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karan, toda a programação foi pensada para que profissionais e população do estado do Amazonas tivessem acesso a informações importantes sobre aleitamento materno, sem sair de casa e dentro das normas de proteção contra o novo coronavírus.
“Como estamos passando por um momento delicado, em razão da pandemia, pensamos em um formato transmissão que tivesse um alcance maior e pudesse atender também os profissionais do interior. Com isso, trouxemos especialistas em aleitamento e nutrição para apresentar os bons resultados e a importância da amamentação e alimentação saudável na vida das crianças”.
A abertura da Semana Estadual de Aleitamento Materno será transmitida pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Já as palestras serão transmitidas durante a semana, das 9h às 11h, pelo canal da Susam no YouTube, pelos aplicativos Mano e Zoom e também pelo Centro de Mídias. Para assistir por meio do aplicativo, basta baixá-lo gratuitamente e procurar pelos canais da Secretaria de Estado de Saúde.
Programação – A programação inicia na segunda-feira (03/08), com uma mesa-redonda e uma palestra com a coordenadora estadual da Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam, abordando o tema “Amamentação e sustentabilidade para um planeta saudável”.
Na terça-feira (04/08), acontece o seminário de amamentação com a participação de pediatras e especialistas do Unicef e Susam. Na primeira palestra, o especialista em Saúde e HIV do Unicef, Antônio Carlos Cabral, apresentará o tema “Atenção à saúde e nutrição na resposta humanitária”, abordando a necessidade de políticas públicas voltadas para atenção primária e o impacto positivo dessas ações na vida das populações mais vulneráveis.
Em seguida é a vez da da psicóloga clínica e assessora materno-infantil da Susam, Katherine Benevides, apresentar a palestra “Crianças refugiadas: Como podemos protegê-las”, tema voltado para a saúde das estrangeiras que buscaram refúgio no Brasil, em especial no Amazonas. E, encerrando a programação do dia, a pediatra neonatologista e consultora em lactação, Brisa Rêgo Rocha, fará a palestra “A importância do acompanhamento do recém-nascido de baixo peso e amamentação”.
Na quarta-feira (05/08), acontece um novo ciclo de palestras. A nutricionista e coordenadora de Alimentação e Nutrição da Susam, Joselina Castro, apresenta o tema “Alimentação complementar após a amamentação exclusiva”, e em seguida a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Ane Bortolini, palestra sobre a importância da introdução de alimentos na primeira infância.
O dia terá ainda a palestra “Comportamento alimentar X Qualidade de vida na infância”, apresentado pela técnica em saúde da criança de Maceió (AL), Maely Nunes, e a palestra da coordenadora de nutrição da Semsa Manaus, Tânia Batista, com o tema “Manipulação e higiene dos alimentos no contexto atual”.
Na quinta-feira (06/08), haverá um seminário voltado para os bancos de leite humano. Durante o evento, as coordenadoras dos bancos de leite das maternidades Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Ana Braga irão apresentar as atividades realizadas, etapas para coleta e entrega do leite doado e um panorama da amamentação nos tempos de Covid-19.
O enfermeiro e especialista em Saúde da Mulher, Adalberto Taketomi, participa do evento com a palestra “Apoio à mulher na amamentação para um planeta saudável”, e a enfermeira obstetra e representante da coordenação da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa Manaus, Ivone Amazonas, palestra sobre “Proteção Legal do Aleitamento Materno”.
No dia 7 de agosto, último dia da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, acontece a live “Desafios da Amamentação e Alimentação Saudável no contexto atual”, com a participação da enfermeira Rhamilly Amud Karam e a nutricionista Joselina Castro.