O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) criticou a possibilidade da Comissão Especial do Impeachment do Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do vice, Carlos Almeida (PTB), realizar a votação do relatório da denúncia na próxima sexta-feira (31). Em seu discurso na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (30), o parlamentar se mostrou contrário à antecipação da data da votação, inicialmente marcada para a segunda-feira (3) e afirmou que a vontade da comissão é açodada.
“Para minha surpresa, acompanhei pela mídia que existe uma vontade da votação do relatório ocorrer na sexta-feira. Precisamos ter tempo para ler e debruçar num relatório de impeachment que estava pré-agendado para acontecer na próxima segunda-feira. Se essa votação acontecer amanhã, vai soar muito mal para a sociedade. Sou contra este açodamento”, explicou o deputado.
De acordo com a apuração de alguns veículos de comunicação, o relatório que apresentará o parecer sobre a aceitação ou não da denúncia de impeachment contra o governador Wilson Lima e o vice, Carlos Almeida Filho por irregularidades na gestão da saúde do Estado, será apresentada nas próximas horas desta quinta-feira, cujo relator é o deputado Francisco Gomes (PSC). Logo em seguida, é prevista que a presidente da Comissão, deputada Alessandra Campêlo (MDB), entregue o relatório aos membros. Para Barreto, a decisão da admissibilidade ou não das denúncias de afastamento deve ser embasada em fundamentações consistentes e necessita de análise profunda e prévia.
“Semana passada, o relator visivelmente reclamou do tempo exíguo e que iria se esforçar para entregar o relatório na sexta-feira, para termos o final de semana todo para estudarmos e debruçarmos sobre a matéria. O que muda a votação de sexta para segunda? Apesar de ser uma vontade política, tem que ter a fundamentação jurídica”, finalizou o parlamentar.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Wilkinson Cardoso