A Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), aderiu ao Jogo da Cidadania, criada pela Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, de Minas Gerais. Na “brincadeira” on-line os participantes aprendem sobre direitos e deveres, estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso, tribunais, impostos, poderes e diversos outros assuntos para o cidadão saber mais sobre o Legislativo e seus direitos.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, o Jogo nasceu em 2017 como Bingo da Cidadania, e era de modo presencial. “Com a pandemia, tivemos a ideia de fazer on-line e um funcionário criou o software para o sorteio. Foi também quando outras Câmaras e Assembleias começaram a aderir”, conta.
Quando a Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina aderiu, sugeriu mudar o nome para Jogo e não mais Bingo da Cidadania. “No Estado há várias cidades onde bingo não é permitido, daí mudamos o nome para Jogo já para atender também outras cidades brasileiras que porventura também tenham esta restrição”, explica.
Hoje, além das Escolas do Legislativo da Câmara de Manaus e da Assembleia de Santa Catarina, também entraram no Jogo da Cidadania Câmaras, as Assembleias do Acre, Pará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. “Mais para frente vamos fazer Jogos com temas específicos, como os Direitos das Mulheres”, conta Madu Macedo.
Teletrabalho
A diretora da Escola do Legislativo Léa Antony, Ednelza Carvalho, ressalta que, por meio de teletrabalho, todos os funcionários da Escola do Legislativo se mobilizaram para a participação das edições do Jogo da Cidadania durante a pandemia. “Quando a Escola retomar às atividades presenciais, vamos fazer uma divulgação maior do Jogo e abrir para que qualquer cidadão que tiver interesse participe”, justifica.
“A finalidade desse jogo é formar cidadãos mais conscientes e responsáveis diante do seu papel na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados”, destaca a coordenadora de Projetos Especiais da Escola do Legislativo da CMM, Cristiane Bacury Monteiro.
Novo Software e dinâmica do game
Segundo Madu Macedo, a Escola do Legislativo de Santa Catarina está desenvolvendo um software mais sofisticado que deverá entrar no ar em breve. Nele, os participantes do bingo poderão ficar on-line e os organizadores saberão se o vencedor está entre eles.
Atualmente, o sorteio é feito às 15 horas (horário Brasília), às segundas, quartas e sextas-feiras. Na ocasião, a apresentadora sempre faz uma explanação sobre cada quadrinho e número sorteado, que explica um ponto de uma lei ou estatuto. Os organizadores entram em contato com os vencedores pelo WhatsApp ou e-mail. A premiação são livros da Constituição em Miúdos e, cada Escola pode dar prêmios extras. A escola de Pouso Alegre envia os livros para qualquer Estado e, para os vencedores de Minas Gerais, três máscaras protetoras.
#jogodacidadania #escoladolegislativo #camarasmunicipaiseestaduais #camaradepousoalegre #teletrabalho
Texto: Liege Albuquerque – Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus
Foto: Divulgação
O post Escola do Legislativo da CMM adere ao Jogo da Cidadania com diversas temáticas sociais apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.