“O lançamento da Base Fluvial Arpão previsto para acontecer no dia 04 de agosto, às 10h, no Estaleiro Juruá, pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, vai combater o tráfico de drogas, armas, a pirataria (barrigas d’água) e aos crimes ambientais na região do Médio Solimões entre os municípios de Coari (a 363km de Manaus) e Tefé (a 522km da capital amazonense), quando serão desencadeando uma série de operações policiais na região”. Assim, se manifestou na manhã desta terça-feira (29), o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPSP-Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL).
De acordo com Cabo Maciel, a Base Arpão será coordenada pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, e vai englobar efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de médicos, dentistas e enfermeiros. É um ponto de atuação do Programa Vigia, do Governo Federal.
Acrescentou ainda o presidente da CPSP, que em conjunto com a Base Fluvial Arpão o Governo do Amazonas colocará as três lanchas blindadas adquiridas para as operações de interceptação de traficantes. As embarcações e os equipamentos, inéditos para as polícias amazonenses, estão sendo empregados em operações estratégicas desencadeadas a partir de levantamentos de inteligência.
“Mais de 80% dos assassinatos têm relação com o tráfico de drogas, sobretudo nessas questões que acontecem aqui nos rios do Amazonas, principalmente no rio Solimões, que é uma rota utilizada por traficantes”, destacou Maciel.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514