O Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), exerce um papel primordial na instituição. O DPM desempenha a função administrativa, gerindo 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs), além de 19 delegacias especializadas, com o apoio de seis seccionais distribuídas nas zonas sul, centro-sul, leste, norte, oeste e centro-oeste de Manaus.
De acordo com o delegado Alessandro Albino, diretor do DPM, o departamento funciona dando apoio ao trabalho das demais delegacias da Região Metropolitana. Segundo ele, os trabalhos vão desde coordenar grandes operações policiais na cidade até gerir lotações, licenças e férias de servidores que atuam na capital.
“Estamos trabalhando para possibilitar estruturas materiais, operacionais e de pessoal para todas as delegacias, sejam elas distritais ou especializadas, com o objetivo de fornecer um atendimento de excelência à população”, afirma Albino.
A autoridade policial destaca que, durante o período da pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19), cerca de 30% do efetivo de policiais civis da cidade estava afastado, alguns por pertencerem ao grupo de risco e serem mais vulneráveis, e outros que foram acometidos pela doença. Porém, o delegado comenta que os trabalhos foram redobrados pelo departamento com o intuito de possibilitar condições para que todas as unidades policiais pudessem continuar desempenhando suas funções.
“Continuamos o nosso trabalho com o intuito de combater a criminalidade e reforçar nosso compromisso. Assim, fornecendo condições de trabalho aos nossos servidores e buscando da melhor forma atender a sociedade, pois essa é a nossa prioridade”, finaliza.