O vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) comemorou a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Gedeão disse que o financiamento da educação básica é um dos assuntos que mais interessa ao Brasil, hoje, tendo em vista a aprovação da PEC que renova o Fundeb e amplia gradualmente a participação da União, até o percentual de 23% a partir de 2026.
“Pela vivência que tenho, a existência do Fundeb é como o oxigênio para qualquer ser vivente. Sem ele, o Brasil é um país comprometido com o insucesso e, somente depois do Fundeb, é que nós podemos oferecer educação universalizada para todas as demandas sociais deste país”, avaliou Gedeão.
O texto-base da proposta foi aprovado em segundo turno por 492 votos a 6, além de uma abstenção. Pouco antes, no primeiro turno, o placar da votação foi de 499 votos a 7. A PEC seguirá para o Senado.
Reconhecimento
O vereador Professor Gedeão Amorim aproveitou, também, a sessão plenária desta quarta-feira (22), na CMM, para parabenizar o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), que em parceria com The Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) estão trabalhando na divulgação de informações sobre prevenção da Covid-19 em comunidades ribeirinhas e ameríndias. A iniciativa produziu um vídeo informativo na língua Tikuna e uma animação sobre a forma de contágio da doença.
#gedeaoamorim #fundeb #edicaçao #aprovaçao #propostadeemendaconstitucional
Texto: Rick Olliver – Assessoria do vereador Gedeão Amorim
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Gedeão comemora novo Fundeb aprovado na Câmara dos Deputados apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.