Vereadores querem saber quando e como será o retorno das aulas presenciais nas escolas

O retorno presencial dos estudantes às aulas no segundo semestre deste ano, que ainda está indefinido, foi um dos temas discutidos pelos vereadores, nesta terça-feira (21), durante o Pequeno expediente da sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os parlamentares querem uma resposta da Secretaria Municipal de educação (Semed) sobre quando e como será essa volta, além do protocolo que deverá ser utilizado pelo órgão, de enfrentamento à ação do NOVO coronavírus.

Como o tema é bastante polêmico, alguns acreditam que ainda não é o momento para o retorno presencial às aulas, alegando que o vírus continua presente e os riscos de contaminações, também. Outros defendem o retorno imediato, até mesmo para evitar problemas graves como a violência doméstica contra crianças e adolescentes, causada também por conta da permanência dos estudantes em casa, por muito tempo.

Os parlamentares se manifestaram preocupados com a situação e até sugeriram que a titular da Semed, Kátia Schweickardt, volte à Câmara de Manaus para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A secretária participou em junho de uma tribuna popular virtual na CMM. Na ocasião, ela informou que, mesmo com as aulas presenciais suspensas, desde março, a secretaria conseguiu manter as aulas para mais de 230 mil alunos do nível  fundamental 1 e da educação infantil, em Manaus e em áreas rurais e ribeirinhas. Desse total, 140 mil têm assistido a tudo de casa, de forma virtual, assessorados, inclusive, por material impresso.

Para manter o calendário escolar sem tantos prejuízos, a prefeitura criou o projeto “Aula em Casa”, feito em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto (SEDUC). Desde o dia 1º de abril, os alunos participam das atividades, como forma de assegurar o distanciamento social, em decorrência da Covid-19.

Pesquisa

Em junho passado, o Executivo chegou a realizar uma pesquisa com professores, alunos e pais, para saber a opinião dos mesmos sobre o retorno das atividades nas instituições de ensino.

Um Grupo de trabalho (GT) intersetorial foi criado, com participação das áreas de saúde, educação e assistência, para fazer o monitoramento epidemiológico e organizar os protocolos de segurança para um possível retorno que, segundo a Semed, só será possível a partir das deliberações dos órgãos de saúde.

 

#retornodasaulaspresenciais #cmm #novocoronavirus #Semed #calendarioescolar

 

Texto: Isaac Júnior – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O post Vereadores querem saber quando e como será o retorno das aulas presenciais nas escolas apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.


Publicado em: 21/07/2020 às 09:49
Categoria(s): Câmara Municipal de Manaus