O vereador Elias Emanuel (PSDB) usou o tempo dele na sessão plenária desta segunda feira (20), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para agradecer o trabalho do SOS Funeral que comemora dez anos e aproveitou para alertar que, apesar da baixa no número de óbitos na cidade, o município não cria cemitérios públicos há mais de 20 anos. O parlamentar sugeriu a criação de parcerias com as empresas privadas para servir a população.
De acordo com os dados da Prefeitura de Manaus, foram registrados 40 sepultamentos e sete óbitos domiciliares, neste fim de semana (18). Segundo o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância da Saúde (FVS-AM), o Amazonas alcançou o número de 3.149 mortes pela Covid 19, nas últimas 24 horas.
“O estado tem tido uma baixa relevante nos últimos dias, gradativa ainda, mas eu fico imaginando, com o aumento excessivo do número de sepultamento que tivemos, com o número de pessoas que morreram no próprio domicílio, como ficaria o município sem o SOS nesse momento de pandemia que a cidade enfrentou?”, questionou Elias.
O SOS Funeral é o único serviço público de Manaus dedicado ao atendimento de ocorrências de óbitos, remoção, doação de urna funerária, isenção de taxa de sepultamento e translado fúnebre, para pessoas que não têm condições de arcar com as custas do enterro de seu ente familiar.
Seguindo esse questionamento, o vereador abordou que cemitérios particulares estão crescendo em municípios vizinhos e, que Manaus está abrindo mão de receita: “Há muito tempo desde que ingressei na vida de jornalista, que o município não abre nenhum novo cemitério público na cidade. As fotos de referência de pandemia mundo a fora são as covas coletivas do cemitério Nossa Senhora Aparecida e está claro que ele não suporta mais”, observou Elias.
Para o parlamentar, a prefeitura deveria fazer um acordo com esses novos cemitérios particulares para a criação de uma cota onde o município possa oferecer sepultamentos para os vulneráveis e ao abrir o mercado de Manaus, exigir que cumpram com a responsabilidade social.
#criacaodecemiterios #prefeiturademanaus #eliasemanuel #cotas
Texto: Jamyly Macedo – Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel sugere criação de cota para sepultamento em cemitérios particulares apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.