A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), doou, nesta sexta-feira (17/07), hortaliças cultivadas pelos reeducandos ao Abrigo Moacyr Alves. A instituição cuida de crianças e adolescentes com deficiência.
Foram doados 60 quilos de tomates, 50 maços de couve, 30 maços de alface e cinco quilos de pimentão. “É a primeira vez que a unidade realiza esse tipo de ação, que se tornou possível devido aos bons resultados da primeira colheita da horta, resultando em um número excedente ao necessário à cozinha do Compaj”, informou o diretor do presídio, Lucas Maceda.
Os trabalhos de cultivo de hortaliças, parte do programa de ressocialização da Seap “Trabalhando a Liberdade”, proveem a dupla função de terapia ocupacional e profissionalização. Por isso, a atividade está presente em outras unidades prisionais como a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), o Centro de Detenção Provisório de Manaus II (CDPM 2), a Enfermaria Psiquiátrica e a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), com planos de extensão para todas as outras.
Para Lucas Maceda, com essa ação, a Seap cumpre mais uma parte da sua missão de ressocialização. “Estamos cumprindo mais uma parte na missão de ressocializar, tornando esses internos produtivos ao Estado e lhes dando uma oportunidade de contribuir com a sociedade, além de oferecer algo produzido por eles aos que precisam”.
Socorro Bezerra, assistente social do Abrigo, expressa sua gratidão e anseio pela continuidade das doações. “Em nome do abrigo e de todas as crianças, eu quero agradecer à Seap e à cogestora Reviver pela parceria nessa doação. Esperamos que haja continuidade, pois o abrigo realmente precisa dessa ajuda continuamente. Também esperamos poder, um dia, conhecer de perto a horta da unidade”.
A doação foi realizada em parceria com a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, que acompanhou todo o processo desde o início até a entrega no bairro Alvorada, onde está localizado o Abrigo Moacyr Alves.