Alunos dos cursos de língua inglesa e espanhola, do Programa Ampliando Horizonte (PAH), que tiveram a reta final realizada de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, participarão da solenidade de formatura on-line, nesta quinta-feira, 9/7, às 19h, por meio da plataforma do Google Meet: https://meet.google.com/tqn-ffyi-eiw e com transmissão também pelo YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCZxulTAOjxc3HZ_LnO6l0Jg/). As aulas foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
A cerimônia contará com 29 alunos, 19 da língua espanhola e 10 da língua inglesa. O curso foi destinado a servidores da Semed, filhos a partir de 17 anos, e os cônjuges. E teve a duração de três anos, no período de junho de 2017 a junho deste ano, com total de 540 horas. Nos últimos meses, as aulas foram realizadas por meio das plataformas Meet, Whatsapp, Google Classroom, Jetstream e Eleteca.
De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Gomes Barros, a certificação já foi encaminhada impressa aos alunos junto à lembrança de formatura.
“Foi uma tarefa desafiadora e satisfatória tanto para os nossos alunos, que conseguiram estabelecer uma rotina de estudos, quanto para os nossos professores. As aulas permaneceram de forma on-line nos horários das aulas presenciais. Tivemos um feedback significativo de nossos estudantes. Fizemos de tudo para contemplar e ajudar a todos com suporte técnico e tutoriais. A aquisição de uma língua estrangeira abre um leque de oportunidades e permite aos alunos conhecerem novas culturas”, disse.
O professor e pedagogo da rede municipal, Therêncio Corrêa da Silva, que pela primeira vez participou do curso de língua inglesa, disse que foi muito proveitoso.
“A gente se esforça sempre para aprender um novo idioma quando entramos em contato com qualquer produto cultural estrangeiro, um texto, um filme, uma música, ou mesmo no contato direto com estrangeiros. Fazemos o esforço para tentar nos comunicar e nos aproximar, e o curso é sempre uma resposta a isso. Os motivos de cada um são variados, mas a intenção é a mesma, ou seja, de compreender uma cultura estrangeira, embora já façamos isso naturalmente, o curso é uma resposta significativa para essa aproximação cultural”, finalizou.
Este ano, o Programa Ampliando Horinzonte está completando 10 anos e durante esse tempo, mais de 638 alunos já garantiram o certificado de língua inglesa ou espanhola.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: Arquivo programa Ampliando Horizontes