O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça do Careiro Castanho, realizou uma audiência com a presidência do Conselho Tutelar do Município para tratar do plano de retorno às atividades do órgão no Município. A reunião foi realizada na manhã do dia 26/06, na sede da Promotoria. O Promotor de Justiça Cláudio Facundo de Lima e a Presidente do Conselho Tutelar, Diene de Souza Rebouças, chegaram ao consenso de que, havendo continuidade da queda de casos do novo coronavírus (covid-19) na cidade, as atividades de proteção à criança e ao adolescente devem ser retomadas em julho próximo.
A conselheira informou que, havendo segurança quanto à pandemia, a retomada dos trabalhos de fiscalização do Órgão é necessária, uma vez que existe demanda emergente no Município, sobretudo na zona rural. Segundo Diene Rebouças, todos os conselheiros do Careiro já receberam orientações e treinamento para atender ao público com as devidas precauções em relação ao novo coronavírus, evitando contato físico, com uso de máscaras e álcool em gel.
Durante a pandemia, o Conselho Tutelar tem funcionado de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h, e, após esse horário, com um conselheiro em regime de sobreaviso. De quinta-feira a domingo, há um conselheiro de plantão, seguindo a portaria do executivo municipal.
Texto: Alessandro Malveira – ASCOM MPAM
Foto: MPAM