A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira, 3/7, a abertura da 4ª edição dos Jogos Cooperativos para Gestores, dessa vez, on-line. O evento conta com 60 gestores das unidades de ensino da divisão em 9 atividades coletivas. Devido ao isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19, os jogos serão realizados pela plataforma google Meet, de acordo com o agendamento dos gestores pelo e-mail corporativo da divisão, pelo link @ddzsul_sem e o grupo de whatsapp dos diretores.
O objetivo dos jogos é continuar despertando a consciência de cooperação. Os gestores serão divididos em grupos com 12 educadores cada. As atividades serão realizadas em temáticas como: nome e mascote digital, prova de resistência, ação solidária (cesta básica), vídeo celebridades, live – qual é a música?, atividade relâmpago, falso ou verdadeiro, super-herói em casa e caracterização do grupo. Cada jogo será atribuído uma pontuação que pode variar entre 10 a 100 pontos. Ao final, a equipe campeã será premiada presencialmente com medalhas, certificados e participarão de um Brunch que será oferecido pela divisão.
Para chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, os jogos são importantes para os gestores no trabalho diário nas escolas, na qual realizam diversas atividades pedagógicas, além de outros serviços que fazem parte da unidade de ensino.
“Por meio dos jogos, poderemos trabalhar com os gestores a comunicação, o trabalho em equipe, mas sempre com foco em desenvolver a liderança. Mesmo com a realização dos jogos, eles continuarão acompanhando o trabalho desenvolvido dentro das escolas, tanto nas questões administrativas, de infraestrutura e pedagógica, como já tem feito durante todo este período de isolamento social/ aulas não presenciais”, comentou.
A coordenadora pedagógica da divisão, Danielle Martins, que faz parte da coordenação dos jogos, destacou as atividades que os educadores vão participar durante a realização do evento até o final do mês.
“O trabalho é totalmente cooperativo, mas pedagógico, porque existe organização, planejamento, a questão da discussão das ideias para montar as estratégias, mas tudo totalmente pedagógico. Isso não vai interferir no trabalho dos gestores, porque não são atividades complicadas. Tenho certeza que vai movimentar de forma criativa nesse tempo. Para isso, nós fizemos um trabalho de acompanhamento com os gestores sobre o evento”, disse.
A gestora Ellen Cristina Almeida dos Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, que atende 525 crianças, localizada no Parque das Nações, bairro Flores, afirmou que o evento ajuda muito no trabalho dela como um todo.
“Os Jogos são fantásticos, além do prazer de descontração, é muito bem planejado e nos fortalece enquanto equipe. Sua função de colaboração nos torna mais próximos uns dos outros, respeitando as particularidades de cada um e levando em consideração as características únicas. Hoje com todas essas questões de família, isolamento, trabalho home office, mãe, dona de casa, enfim, com tantos afazeres, isso irá nos fortalecer e descontrair”, contou.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: DDZ Sul – Arquivo 2019/ Divulgação