Por Juscelino SimõesEquipe Ascom Ufam
O Conselho Municipal de Educação (CME) realizou nesta quinta-feira, dia 2, sessão solene, por meio de videoconferência, em homenagem aos 50 anos da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam). A atividade extraordinária foi um ato de reconhecimento do trabalho realizado pela Faculdade ao longo de sua história na formação de profissionais da educação, como também referência na área educacional.
O presidente do Conselho Municipal de Educação de Manaus, professor Tiago Lima e Silva, dirigiu a sessão, que contou com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, da diretora da Faculdade de Educação, professora Silvia Conde, o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes, na composição da mesa virtual. O reitor da Ufam e a diretora da Faced, em seus pronunciamentos, destacaram o histórico de lutas e a importância em receber a homenagem do egrégio Conselho.
“A história da Universidade foi construída com muito esforço pela comunidade acadêmica. Recebemos essa homenagem com grande satisfação por entendermos que a Faced, ao longo destes 50 anos, construiu com competência e capacidade os caminhos da educação, não só no Estado, mas na região Norte”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.
A diretora da Faced, professora Silvia Conde, ressaltou a importância da homenagem para a Instituição “foi uma iniciativa muito importante porque reuniu diversos egressos da Faced, que hoje exercem funções estratégicas para a educação pública no município de Manaus e em todo o estado do Amazonas. A Instituição é resultado do trabalho coletivo e esteve à frente na formação qualificada de profissionais da educação”, afirmou. O presidente do Conselho Municipal de Educação ressaltou que sem a existência da Faced os destinos da educação poderiam ser outros “sem ela os destinos da educação no Amazonas não seriam os mesmos”, disse o presidente do CME.
A professora aposentada, Arminda Rachel Botelho Mourão, proferiu a palestra em que historicizou o papel da Unidade Acadêmica na formação de docentes no estado do Amazonas nesses 50 anos. “Ao longo de sua história a Instituição cumpriu com o dever de formar profissionais qualificados para atender o ensino no Amazonas”, afirmou.
A comunidade acadêmica da Faced teve como convidados de honra, representando os técnico-administrativos, Ana Cristina Pinto e, representando os estudantes, estava à vice-presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Ana Rita Gomes Vieira.
Ao final do evento foi entregue a menção honrosa ao reitor demarcando relevantes serviços da Faced prestados à sociedade amazonense.