O programa “Muda Manaus”, do Governo do Amazonas, fará a sua quarta edição nos dias 2, 3 e 4 de julho, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) estará presente mais uma vez, agora totalmente voltada para os trabalhos extramuros com mão de obra carcerária, visando a revitalização de alguns espaços públicos do bairro, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
A secretaria também será responsável pela distribuição de senhas à população para os serviços que serão oferecidos no evento, auxiliando na organização para evitar aglomerações. O programa, que tem como objetivo diminuir os índices de vulnerabilidade social levando serviços públicos aos bairros da capital, contará com a participação de 21 órgãos, além da Seap, oferecendo serviços essenciais em diversas áreas de atuação, entre elas Educação, Esporte, Lazer, Emprego e Renda, Justiça, Cidadania, Saúde, Segurança e Ordem Pública.
Nas edições passadas, fora do período de pandemia, a Seap também fazia exposição dos trabalhos manuais feitos pelos reeducandos do sistema prisional.
“A Seap participa do ‘Muda Manaus’, com a exposição e outras ações desde sua primeira edição, no bairro do Mutirão. Inclusive o trabalho extramuros que começamos lá foi concluído e entregue. Nos outros bairros, só não foi possível concluir devido à quarentena obrigatória que toda a sociedade precisou fazer. Contudo, assim que voltarmos à normalidade, daremos prosseguimento aos trabalhos antigos e iniciaremos os novos”, explicou o secretário da pasta, coronel Marcus Vinícius.
Trabalho extramuros – As atividades extramuros do programa de ressocialização da Seap “Trabalhando a Liberdade” tiveram início em janeiro de 2019, no início do governo Wilson Lima. A mão de obra carcerária utilizada no programa já trabalhou em reformas e revitalizações de diversos espaços e órgãos públicos por toda a cidade e, principalmente, nos bairros por onde passa o “Muda Manaus”.