Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam e com informações da Assessoria do IGHI
Tomaram posse, em Itacoatiara, na última quinta- feira, 25, por videoconferência, os novos membros da diretoria do Instituto Geográfico e Histórico de Itacoatiara (IGHI) para o biênio 2020-2022. A solenidade foi presidida pelo o presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), José dos Santos Pereira Braga, e dentre os integrantes estão as docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professoras Ignês Tereza Peixoto de Paiva e Ednilce Ferreira Cruz Mendes; e a técnica-administrativa em Educação Katiane Campos.
Além da posse da diretoria, a cerimônia marcou a instauração do mais novo Instituto Geográfico e Histórico do Brasil. Fizeram parte da mesa de honra o reitor Sylvio Puga e o presidente da Academia Itacoatiarense de Letras, Frank Queiroz Chaves. De acordo com presidente do IGHI, professor Claudemilson Nonato Santos de Oliveira, a Instituição, que era um anseio latente dos itacoatiarenses, agora é uma realidade.
“O IGHI caracteriza-se por múltiplas atividades referentes às áreas cívicas, culturais e educacionais. Reúne um importante e valioso acervo de dados bibliográficos, de arquivística, museológico, cartográficos, hemerográficos e iconográficos. A compilação de todas estas informações estará disponível ao público para consultas feitas no site do órgão a ser disponibilizado futuramente. Entre os objetivos do IGHI estão publicar, arquivar, metodizar e coligir os documentos e informações necessárias para a preservação da memória cultural do município de Itacoatiara”, explicou.
Durante a solenidade, o presidente do IGHA, José Braga, ressaltou a importância da presença de entidades do perfil do IGHI na vida de uma cidade. “As cidades não são apenas a sua geografia, suas ruas, prédios, esquinas e calçadas, as árvores e o rio. As cidades têm o espírito vivo, as suas gentes, as crianças e os velhos, os jovens, as mulheres e os homens, que nela realizam o milagre da vida, e as instituições que são, por assim dizer, os marcos civilizatórios. Nasce aqui o mais novo instituto geográfico e histórico do Brasil, exatamente no interior do Amazonas. Podemos nos orgulhar disso, todos nós, porque ele nasce sob o selo da esperança, quando tanta desesperança nos abate. Ele nasce para revitalizar as inteligências, para mobilizar as inteligências, para produzir ciência e preservar a memória nacional. É, portanto, momento de júbilo e de compromisso”, enfatiza.
O reitor Sylvio Puga, em sua fala, lembrou da relevância da chegada do IGHI em Itacoatiara, além de manifestar o orgulho dos seus membros fundadores. “Quero lembrar da minha emoção de participar deste momento, que é histórico para o município e para todos os envolvidos. É motivo de muita alegria para nós vermos que, nestes espaços institucionalizados, há a presença de pessoas ligadas a Ufam. Quero registrar o orgulho da Universidade em vê-los assumindo estas posições de destaque, no sentido de os senhores serem disseminadores de conhecimento dentro da comunidade”, destacou o reitor.
Estiveram presentes também o vice-presidente do IGHA, Francisco Gomes da Silva, e os professores Cláudio Chaves e Pedro Lindoso.
Membros
(IBGE) Carlos Eleotério de Moraes – Cadeira 9 (Samuel Isaac Benchimol) (Seduc) Claudemilson Nonato Santos de Oliveira – Cadeira 10 (Isaac José Perez) (Ufam) Ednilce Ferreira Cruz Mendes – Cadeira 19 (Moysés Benarrós Israel) (Ufam) Ignês Tereza Peixoto de Paiva – Cadeira 20 (Mirtes Rosa Mendes Mendonça Lima) (Ufam) Katiane Campos Nogueira Vieira – Cadeira 25 (Dom Jorge Edward Marskell) (Seduc – aposentada) Maria de Castro Gama – Cadeira 1 (Heloíza Chaves Pinto) (Seduc) Ronny Von Medeiros Guimarães Lira – Cadeira 28 (Oscar Ramos) (Ifam) Salomão Amazonas Barros – Cadeira 23 (Antonio Vital de Mendonça) (SEMCTUR) Thyrso Munhoz de Araújo – Cadeira 26 (Terezinha Edna Peixoto) (Semed) Zeni Soares Cavalcante – Cadeira 14 (Maria Constança Peixoto de Paiva)
Biênio 2020-2022
Presidente – Claudemilson Nonato Santos de Oliveira;
Vice-presidente – Maria de Castro Gama;
Orador oficial – Salomão Amazonas Barros;
Secretária – Ednilce Ferreira Cruz Mendes;
Secretária adjunta – Katiane Campos Nogueira Vieira;
Tesoureiro – Ronny Von Medeiros Guimarães Lira;
Comissão de Administração, Orçamento e Finanças: Carlos Eleotério de Moraes, Claudemilson Nonato Santos de Oliveira, Ednilce Ferreira Cruz Mendes, Ronny Von Medeiros Guimarães Lira.
Comissão de Geografia, História, Sociologia, Arqueologia, Etnografia, Antropologia, Numismática, Hemeroteca, Cinemateca e Iconoteca: Ignês Tereza Peixoto de Paiva, Katiane Campos Nogueira Vieira, Maria de Castro Gama, Salomão Amazonas Barros, Thyrso Munhoz de Araújo, Zeni Soares Cavalcante.