A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), desde o ano de 2019 vem realizando o Projeto de Policiamento com Cães (Canil Setorial), um trabalho de treinamento de socialização e ambientação dos cães Ronda e Cacique da PMAM, da raça Pastor Belga Malinois, treinados para atuar no combate à criminalidade. As ações abrangem visitações em escolas, operações policiais e policiamento ostensivo na área central do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
O Projeto de Policiamento com Cães é coordenado pelo especialista em busca, resgate e salvamento com cães, faro de narcóticos e condutor de cão policial, terceiro-sargento PM Baraúna, que conduz o cão Cacique da PMAM, da raça Pastor Belga Malinois, de 5 meses de idade, bem como pelo policial auxiliar, cabo PM Darllon, responsável pelo cão Champ, da raça Labrador, de 6 meses. Eles têm visitado escolas do município, entre elas as escolas municipais Chapeuzinho Vermelho e Guajarina Prestes, nas quais foram feitas apresentações do Projeto com a participação de crianças, professores e funcionários.
De acordo com o comandante de Policiamento de Interior (CPI), coronel Márcio Santiago, o projeto é de grande importância, dado que os animais atuam em operações policiais, revistas em locais de aglomeração, além de treinamento de socialização nas escolas.
“É uma ótima oportunidade de conhecer ludicamente os cães, acariciar, brincar e tirar as dúvidas de como é a rotina de treinamento dos cães policiais, sendo que a visita representa uma grande oportunidade para os cães se socializarem com as pessoas”, destacou.