O Requerimento de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), que solicita o retorno da vacina gratuita contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), nas escolas municipais, foi aprovado na sessão plenária virtual desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Direcionado à Secretaria Municipal de Manaus (Semsa), o documento é fundamentado na Lei número 311, de 28 de agosto de 2012, de autoria do próprio parlamentar, que obriga a vacinação contra o HPV no calendário de vacinas de Manaus, como prevenção ao câncer de colo de útero, um dos que mais matam mulheres em no Estado do Amazonas.
O HPV é um vírus altamente contagioso e muito comum, e, por isso, o cuidado deve ser redobrado, a fim de que não haja contágio entre os jovens e adolescentes, principalmente, porque não há comprovação de que o uso de preservativo seja suficiente para a prevenção dessa infecção.
Reizo ressalta a importância de que todos os estudantes, contemplados pela Lei, sejam vacinados contra o HPV.
“Recebi esse pedido da médica Mônica Bandeira de Melo, uma das profissionais da área de saúde que mais se preocupam com a proliferação do vírus HPV em nosso estado. Por isso, ela pede, incisivamente, o retorno da vacina para as escolas, tendo em vista a baixa adesão nos postos de saúde. A vacina é a melhor forma de prevenção e ela é gratuita”, ressaltou Reizo Castelo Branco.
#HPM #colodeutero #semsa #calendáriodevacinasdemanaus #monicabandeirademelo
Texto: Grazieli Nogueira – Assessora de Comunicação do vereador Reizo Castelo Branco
Tel: (92) 98118-5099
E-mail: [email protected]
Foto: Assessora de Comunicação do vereador Reizo Castelo Branco
O post Reizo solicita retorno da vacina contra o HPV nas escolas municipais apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.