Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Seas realiza atividades virtuais em campanha de combate ao trabalho infantil
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Seas realiza atividades virtuais em campanha de combate ao trabalho infantil

10/06/2020
Compartilhar

Uma série de atividades virtuais adaptadas aos tempos de pandemia vai marcar no estado a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao trabalho infantil (dia 12 de junho), conforme a Lei Federal n° 11.542/2007. As ações são coordenadas pelo Governo do Amazonas, por intermédio dos Centros de Convivência da Família e do Idoso, administrados pela Secretaria de Estado da assistência social (SEAS). A programação inclui transmissões ao vivo (lives), vídeos, interação com especialistas multidisciplinares e cartilhas educativas compartilhadas nos grupos de WhatsApp e redes sociais.
Aparecida – Uma live com o conselheiro tutelar da zona centro-sul, Rafael Duarte, tendo como mediadora a psicóloga Maria Aparecida Nogueira de Oliveira, tratando sobre as consequências do trabalho infantil e como combater essa prática, faz parte da programação do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida. A ação será realizada na sexta-feira, 12h, às 16h, e será transmitida pelo Facebook do próprio centro.
Santo Antônio – Por meio do Facebook e slides, o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado  na avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste, vai disponibilizar, nos dias 11 e 12 de junho, os principais tópicos do 3º Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil e Proteção ao Adolescente trabalhador (2019 a 2022), abordando a responsabilidade dos principais órgãos competentes como: Ministério do trabalho (MT), Comissão Nacional de Erradicação do trabalho infantil (Conaeti), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Organização Internacional do trabalho (OIT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, serão gravados vídeos com psicólogos e assistentes sociais engajados na temática.
Japiim – O Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, situado no bairro do Japiim, zona sul, vai desenvolver a campanha “Combate da Exploração do trabalho infantil em Tempos de Pandemia e Isolamento Social!”, que será lançada junto com a campanha nacional “Não ao trabalho infantil e Sim à educação de Qualidade”. A campanha será desenvolvida através dos grupos de convivência de mulheres, idosos, familiares, por meio de vídeos, folder e cartilhas educativas nos grupos de WhatsApp e redes sociais.
Alvorada – No Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, as atividades serão realizadas por meio do aplicativo WhatsApp, com a participação dos integrantes dos grupos “Mais Ativos”, “Estimulando a Memória” e “Alegria”. Eles irão tratar sobre a importância de manter as crianças na escolas e fora das ruas na comercialização de produtos em geral.
Mutirão – Por sua vez, o Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, situado no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), também está participando da campanha via Whatsapp e redes sociais, utilizando a cartilha do Ministério do trabalho, que aborda o combate ao trabalho infantil.
REDE de proteção – Como ainda estão suspensas ações com aglomerações, por conta da pandemia do NOVO coronavírus, a SEAS está orientando os gestores municipais, que fazem parte da REDE de proteção, a realizarem ações de sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil com ferramentas, como redes sociais, lives, carros de som nas ruas, entrevistas e esclarecimentos nos programas de rádio local e entrega de folders em lugares específicos. Toda essa programação segue os protocolos de proteção e segurança dos trabalhadores e usuários no contexto da pandemia.
Estratégias – Frente ao desafio de promover atividades em uma época de isolamento social, decorrente da Covid-19, as conversas com os municípios estão sendo feitas por meio de WhatsApp, telefone, redes sociais ou até mesmo de maneira presencial no Departamento de proteção social e Especial (DPSE). Tudo isso visando ao planejamento de ações de sensibilização, mobilização e articulação com a REDE. “Estamos dando o suporte nestas ações com esclarecimentos, sugestões, lives com os municípios, fazendo o repasse das artes etc”, informou a assessora do DPSE, Daniela Toilza Nunes.
Segundo a assessora, tecnicamente, a SEAS apoia todos os municípios, principalmente aqueles que recebem o cofinanciamento federal, o ano todo, sejam em ações de sensibilização até o preenchimento do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do trabalho infantil (Simpeti).
 Campanha nacional – Com o slogan ‘Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil’, a campanha nacional pretende mobilizar a população e alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil durante a pandemia do NOVO coronavírus. A campanha é promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades membros. No Amazonas, a campanha conta com o apoio da SEAS.
Na avaliação da assessora do DPSE, embora a pandemia da Covid-19 seja o item prioritário da agenda política internacional e nacional, é compromisso de todos que defendem e promovem o direito a uma infância sem trabalho e a uma adolescência com trabalho protegido (se esta for a opção dos adolescentes acima de 14 anos) realizar o debate de forma mais ampla, não só a partir da perspectiva da saúde pública, mas também a partir dos impactos negativos na vida de milhões de crianças e adolescentes no trabalho infantil e suas famílias.
As principais incidências de trabalho infantil se encontram na informalidade, no âmbito da produção familiar, do trabalho doméstico, da agricultura familiar e nas atividades ilícitas. O desafio dos gestores que trabalham na erradicação dessa prática consiste em identificar crianças e adolescentes inseridos nessas atividades e inseri-los nos serviços da REDE socioassistencial e as demais políticas públicas. Denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares dos municípios ou pelo Disque 100.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21/08/2025
Governo do Amazonas

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

21/08/2025
Governo do Amazonas

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

21/08/2025
Governo do Amazonas

Experiências turísticas do Amazonas ganham destaque no Salão do Turismo, em São Paulo

21/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

21/08/2025
Governo do Amazonas

Atendimento integrado e humanizado potencializa o desenvolvimento de crianças autistas no Amazonas

21/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus