A Segurança Pública foi um dos assuntos em destaque na sessão virtual desta quinta-feira (4) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Adjuto Afonso (PDT) relatou que “Uma onda de violência” se instalou no município de Pauiní, na região do Purus. “Essa semana foi marcada por vários crimes, inclusive brigas de facções. Nós estamos falando de um corredor de drogas e a gente precisa desse apoio para conter essa onda de criminalidade naquela região”, enfatizou o parlamentar. As informações sobre as ocorrências em Paunií foram repassadas, via ofício, ao Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte.
O deputado Álvaro Campelo (PP) destacou, em seu pronunciamento, o lançamento de uma campanha virtual nesta quinta-feira (4) como parte Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão. No vídeo, publicado em suas redes sociais, o destaque é para o número de casos. A cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são abusadas no Brasil. “Lamentavelmente não há o que se comemorar. Hoje é um dia de reflexão e de se pensar como fortalecer a rede de proteção dessas crianças”, disse o parlamentar. Ele destacou ainda que há uma resistência muito grande das famílias em realizar o Boletim de Ocorrência (B.O), por medo de exposição e represália. E por isso o final do vídeo informativo conclama que as pessoas denunciem pelo número (92) 99111-0112.
Convocação do vice-governador
Os deputados derrubaram o requerimento de convocação do vice-governador Carlos Almeida para esclarecimentos sobre sua saída da Casa Civil do Governo e o teor de uma carta aberta feita por ele no último dia 18 de maio, onde afirmou que “pessoas perigosas´´ estão atuando no Poder Executivo. A Procuradoria da Aleam deu parecer pela ilegalidade no pedido de convocação, o que levou a maioria dos parlamentares a rejeitar o requerimento.
CPI da Saúde
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde fizeram um balanço da visita realizada na quarta-feira (3) à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Susam). “Nós constatamos que o Hospital Nilton Lins não tem projeto básico. Foi crescendo parte a parte. Também não há contrato até hoje com nenhuma empresa que presta serviço. Isso é preocupante. Não quero fazer juízo de valor porque temos uma investigação pela frente”, disse o deputado Wilker Barreto. “Eu também fiquei preocupado com a ausência de contratos com o Hospital Nilton Lins. O que existe são ordens de serviço que eles executam e depois vão receber”, complementou o presidente da CPI, deputado Delegado Péricles (PSL), ao afirmar que o assunto será levado à reunião da comissão nesta sexta-feira (5).
Semana do meio ambiente
A deputada Joana Darc (PL) destacou as atividades online que estão sendo realizadas na Semana do Meio Ambiente, pela Comissão de Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), da Aleam. “Estamos cumprindo com o nosso compromisso e por conta da pandemia do novo coronavÍrus. Nossas ações são online. Todos os dias estamos fazendo uma live para promover o debate”, disse a presidente da Comissão.
Na segunda-feira (1), os debates foram pautados nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, quando a deputada conversou com a Coordenadora das Cidades Sustentáveis, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Paula Gabriel. Na terça-feira (2) o tema foi “Queimadas e o Desmatamento no Estado do Amazonas”. Ontem (quarta-feira) entrou em pauta o “Direto dos Animais em Condomínios” e hoje (4), a parlamentar vai tratar sobre “A vulnerabilidade das comunidades ribeirinhas e indígenas”. As “lives” ocorrem às 18h, no Instagram da comissão (@caamaaleam).
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Raquel Albuquerque
Foto: Hudson Fonseca