Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Wilker se preocupa com a contratação de OS para administrar o Hospital Francisca Mendes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Wilker se preocupa com a contratação de OS para administrar o Hospital Francisca Mendes

01/06/2020
Compartilhar

 
O anúncio do Governo do Amazonas, no último sábado (30), em realizar edital de contratação de Organização Social (OS) para administrar a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes causou preocupação para o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos). Nesta segunda-feira (1), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde no Amazonas, o parlamentar classificou como perigosa a intenção do Executivo em escolher este modelo de gestão, já que as Organizações Sociais estão constantemente envolvidas em investigações policiais e escândalos de corrupção em todo o País.
“Mais uma vez, esse governo insiste em contratar Organizações Sociais de saúde para gerenciar unidades de saúde no Estado. Já avisei que OS e corrupção andam hoje lado a lado neste país, infelizmente. Não Podemos permitir que o Governo implante este tipo de modelo no Francisca Mendes, que é referência em cirurgias de coração na região Norte. É perigoso demais”, explicou Barreto, que é membro como líder da oposição na CPI da saúde.
Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), o Governo ainda não se atentou para as experiências negativas da implementação de OS tanto no Estado quanto no Brasil afora. “A secretária afirmou que o modelo de gestão traz vantagens e que traz melhores resultados, e isso não é verdade. Temos exemplos pelo Brasil, onde que OS tem bons resultados? Basta ver o caso do Iabas, um desastre no Rio de Janeiro, colocou a polícia Federal para acordar o governador às 6 horas da manhã. Eu não quero isso no meu Estado”, pregou Corrêa, também membro da comissão investigadora.
No sábado (30), a secretária estadual de saúde, Simone Papaiz, anunciou que o Estado irá assumir a gestão plena do Hospital Francisca Mendes pelos próximos 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A titular da pasta afirmou ainda que, durante este período de transição, será feito um edital para contratação Organização Social. A gestão direta do Governo na unidade hospitalar se dá após o fim do contrato de administração da SUSAM com a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), que se encerra no próximo dia 4 de junho.
 
Habilitação de OS investigada
 
No dia 29 de Abril, o Governo do Amazonas publicou, no Diário Oficial do Estado, uma autorização para o Instituto de Atenção Básica e Avançada à saúde (Iabas) oferecer serviços de saúde no Amazonas. Porém, 16 dias antes, o próprio Executivo rejeitou a oferta da OS, juntamente com outras três organizações.
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Iabas está sendo investigado como suspeita de receber quase R$ 836 milhões do Governo do Rio de Janeiro em contratos emergenciais, com dispensa de licitação, para o combate da Covid-19. Até então, quatro pessoas foram presas por suspeita de terem obtido vantagens em compras emergenciais para pacientes de Covid-19 no Estado, entre elas, está o ex-secretário de saúde do RJ, Gabriel Neves, responsável pela montagem de hospitais de campanha feitas pela Organização Social.
No último dia 26 de maio, a Operação Placebo, da polícia Federal (PF), cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em contratos sob suspeita de desvios na saúde do Estado.
 
 Representação
 
O deputado Wilker ingressou, no dia 18 de maio, com um pedido de medida cautelar no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) contra o Governo do Amazonas para suspender a habilitação da Iabas para atuar em contratos de gestão na saúde do Amazonas.
 
 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Danilo Mello / Aleam
 
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Polícia, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus