No pequeno expediente desta terça feira (26/5), da sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o vereador Elias Emanuel (PSDB) explanou sua preocupação com o fechamento das fronteiras brasileiras com os Estados Unidos e o impacto que pode causar no turismo amazônico e brasileiro.
No último domingo, um comunicado oficial foi dado pela Casa Branca, anunciando o fechamento da fronteira entre Brasil e EUA. A restrição passa a valer a partir das 23h59min (horário de Nova York), do dia 27 de maio, próxima quarta-feira. A decisão foi tomada em função do aumento do número de casos de covid-19 no Brasil.
Elias diz enxergar com muita preocupação o gesto do governo americano em fechar a entrada para os cidadãos brasileiros por tempo indeterminado: “Lamentavelmente isso passa um recado ao mundo inteiro, muito negativo para nós, porque lá fora o que ressoa é a incompetência do governo brasileiro diante da pandemia e isso descredencia o Estado brasileiro e nos torna cada vez mais, na linguagem diplomática, um pária, um país que não é respeitado”, disse.
Segundo o parlamentar, essa atitude terá reflexos drásticos na atividade turística do Brasil e também na economia das cidades. Citando a lei da vereadora professora Jaqueline (Podemos) que colocou no calendário oficial de eventos de Manaus o Festival de Pesca Esportiva, que atrai em sua maioria, turistas estrangeiros, o tucano disse acreditar que o fechamento da fronteira diminuirá consideravelmente a procura pelo Estado.
Uma pesquisa feita pelo Portal Em Tempo mostra que de janeiro a setembro de 2019, o setor de turismo arrecadou para o Amazonas mais de R$ 545 mil, entre viajantes brasileiros e estrangeiros. Um rendimento que parece inalcançável em 2020.
Só a pesca esportiva, onde o Estado é referência internacional, mais de 10 mil pessoas por ano tem o Amazonas, e consequentemente Manaus como destino, movimentando em média R$ 50 milhões por ano.
“A gente agora passa a entrar na lista negra do turismo internacional para toda nação, estamos em uma caminhada difícil e de tempos sombrios pela frente até que possamos resgatar a imagem de bom destino que é o nosso País”, concluiu Elias Emanuel.
Texto: assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel destaca impacto do fechamento da fronteira entre Brasil e EUA na economia apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.