Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sejusc e demais órgãos da rede de proteção de crianças e adolescentes promovem rodas de conversa on-line
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sejusc e demais órgãos da rede de proteção de crianças e adolescentes promovem rodas de conversa on-line

18/05/2020
Compartilhar

Iniciativa inicia nesta segunda-feira (18/05), com especialistas no combate à violência infantojuvenil no estado, e integra ações da campanha “Maio Laranja”
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), realiza nesta segunda-feira (18/05) uma roda de conversa on-line com profissionais que atuam no combate à violência infantojuvenil no Amazonas. A data marca o Dia de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, em consonância com a campanha do Governo Federal, o “Maio Laranja”.
A secretária titular da SEJUSC, Caroline Braz, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Alcione Lelis, serão as palestrantes do primeiro dia. A roda de conversa será transmitida ao vivo, a partir das 17h, pelo aplicativo “Mano”, uma das plataformas utilizadas pelo Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam) para exibir aulas para alunos da capital e interior. Além do aplicativo, a página da SEJUSC no Facebook também exibirá a roda de conversa.
Amanhã (19/05) e na quarta-feira (20/05), participam do projeto representantes de outros órgãos e entidades da administração pública e da sociedade civil, como a Coordenadoria da Infância e Juventude, a Secretaria de Estado de assistência social (SEAS) e a delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
De acordo com Caroline Braz, o dia 18 de maio é um dos mais importantes dentro da campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil. Ela explica que a data tem o objetivo de alertar a sociedade para o combate a esse tipo de violência contra as crianças e jovens, principalmente neste período de isolamento social, em que muitas crianças e adolescentes estão em casa, sujeitos a algum tipo de abuso, considerando que a maior parte desses crimes é cometida por familiares ou pessoas próximas.
“Neste ano, o 18 de maio será uma data diferenciada, primeiro porque nós estamos completando 20 anos do Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além disso, estamos vivendo um momento diferente, em que essas crianças estão em casa, com muitas famílias em isolamento social, e o que nos preocupa é que a maior parte desses abusos é, infelizmente, cometida dentro de casa e por pessoas da confiança e da convivência dessas crianças. Por isso é tão importante esta parceria”, disse a titular da SEJUSC.
As palestras serão divulgadas para todos os municípios do interior, por meio do aplicativo “Mano”. “A gente espera que muitas pessoas assistam, porque nós vamos explicar toda a REDE de proteção, como fazer a denúncia, quais os canais de denúncia e, principalmente, conscientizar a nossa população pelo fim da violência e exploração sexual das nossas crianças”, acrescentou a secretária.
Dentro do tema, os especialistas da REDE de proteção local abordarão questões sobre relação de poder, gênero e sexualidade, relacionamentos e sentimentos, formas de violência e informações sobre os canais de denúncia. As rodas de conversa terão como público-alvo crianças, adolescentes e a sociedade em geral.
‘Maio Laranja’ – A campanha “Maio Laranja” foi lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos direitos humanos com a finalidade de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de ações preventivas, contribuindo para a erradicação das violações de direitos sofridos por este público.
Dia 18 de Maio – O dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 e é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro. A data evoca o dia 18 de maio de 1973, quando, na cidade de Vitória (ES), uma criança de apenas 8 anos foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média. O crime bárbaro ficou conhecido como o “Caso Araceli” e até hoje está impune.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

18/09/2025
Governo do Amazonas

Residencial Viver Melhor se transforma em galeria de arte a céu aberto com projeto ‘Viver com Arte’

18/09/2025
Governo do Amazonas

Amazonas em destaque: Lacen-AM recebe certificação nacional de qualidade em diagnósticos

18/09/2025
Governo do Amazonas

Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo do Amazonas inicia inscrições para programa inédito em pesquisa e inovação em comunicação de dados

18/09/2025
Governo do Amazonas

Minicomputadores ampliam inclusão digital nas escolas

18/09/2025
Governo do Amazonas

Cia Kinttal 24 reapresenta Medeia nas Sombras da Comédia no Teatro da Instalação

18/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus