Nos últimos meses, o mundo foi assolado por uma pandemia que mudou o comportamento da humanidade. Diante disso, o vereador Elias Emanuel (PSDB), apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei que no calendário oficial de eventos do município, o dia 7 de abril como o Dia Municipal de Combate e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Covid-19. O projeto foi aprovado na Câmara e encaminhado para a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O projeto tem como objetivo estabelecer uma data para relembrar a importância da proteção pessoal e coletiva por meio de ações preventivas. Segundo Elias, a intenção é despertar no poder público e na sociedade civil, a necessidade de estabelecer um novo padrão de comportamento e de responsabilidade social, pautado por uma rotina de atividades simples, mas eficazes.
“Eu entendo que o coronavírus veio para nortear a história no século XXI, é uma mancha que vai ficar presente durante muito tempo, por isso a minha preocupação em criar o Dia Municipal de Combate e Enfrentamento ao novo coronavírus, para que a gente sempre esteja relembrando as pessoas a importância da higiene pessoal, o hábito de lavar as mãos e usar as máscaras que agora farão parte da nossa rotina, e orientar as pessoas de como podem ser responsáveis por si mesmo e da mesma forma proteger os demais”, explica.
No dia 07 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde, foi a data escolhida pelo vereador, que pretende unir os temas correlacionados, disponibilizando informação sem custos adicionais.
“Espero fazer uma grande mobilização ano que vem, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na educação do município que trabalha desde o maternal até o fundamental 2, com questões relacionadas à higiene”.
Texto: assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel propõe criação do Dia Municipal de Combate e Enfrentamento ao coronavírus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.