A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) está propondo que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se junte aos esforços de outras instituições estaduais e federais e crie uma campanha educativa com objetivo de conter o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia da Covid-19.
Alessandra, que preside a Comissão da Mulher da Casa, apontou na Sessão virtual da última quinta-feira (7), um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), entre os dias 17 e 25 de março deste ano, que constatou aumento das chamadas com casos de violência a mulher durante período de distanciamento social. O aumento foi de 9% em comparação aos primeiros 15 dias de março.
“A ideia é que a gente crie uma campanha para a Assembleia fazer parte nesse esforço de combate à violência contra as mulheres. Quero me colocar à disposição junto com outros membros da comissão para a gente discutir o formato dessa publicidade”, disse Alessandra, que solicitou o apoio do presidente da Assembleia, deputado Josué Neto (PRTB).
A deputada acrescentou que a campanha pode ser divulgada amplamente nas redes sociais da própria Assembleia ou nas TVs abertas com as quais a Casa tem contrato para divulgar suas ações, como tem ocorrido durante a crise do novo coronavírus.
Nacionalmente, o Congresso debate várias propostas legislativas para combater o aumento da violência nos lares. Discute-se ainda na SNPM e no Ministério da Justiça a implantação do boletim de ocorrência policial on-line. Em nível estadual, o governo manteve o atendimento nas três Delegacias da Mulher em Manaus. Tribunais de Justiça de todo o país discutem a inclusão da opção virtual para concessões de medidas protetivas.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian