No intuito de cobrar uma fiscalização mais rigorosa e eficiente do Poder Legislativo aos atos do Governo do Amazonas, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) fez um apelo nesta quinta-feira (7), pedindo que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dê uma resposta para a sociedade sobre questões como a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na saúde do Estado, a denúncia da compra superfaturada de respiradores e o pedido de impeachment do governador Wilson Lima (PSC), e do seu vice, Carlos Almeida (PRTB).
Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária virtual, Wilker afirmou que o Parlamento, através dos 24 deputados estaduais, precisa apreciar os pedidos protocolados na Casa para mostrar ao povo amazonense sobre o seu papel fiscalizador do Executivo.
“A Assembleia Legislativa precisa dar uma resposta rápida para a sociedade, porque estamos sendo visualizados e vigiados por quem nos elegeu. Nossa prerrogativa é de fiscalizar, apurar e investigar as inúmeras denúncias deste governo. Temos o impeachment, as situações da CPI da saúde e as denúncias de superfaturamentos dos respiradores. Se virarmos a semana sem apreciarmos esses fatos, esta Casa caminhará para a vala comum junto com o Governo”, alertou o Líder da Minoria na Aleam.
Barreto ressaltou, ainda, a importância do Poder Legislativo e as prerrogativas parlamentares para supervisionar as práticas do Governo. “Não sou operador do direito, mas se qualquer cidadão de bem vai na delegacia registrar Boletim de Ocorrência (B.O.), é obrigação da autoridade policial averiguar. Nós somos fiscalizadores do povo, nosso papel é denunciar, apurar e investigar os feitos deste Governo. A Assembleia cumprirá seu papel de ser fiscalizadora ou será cúmplice dessa desastrosa gestão?”, finalizou o deputado.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Danilo Mello / Aleam