O deputado Sinésio Campos (PT) parabenizou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Policia Militar do Amazonas (PM/AM) pela ação desenvolvida durante a rebelião realizada pelos detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), no sábado (2), quando as autoridades conseguiriam debelar o movimento, sem conflitos graves, após negociação. O movimento teve início após a descoberta de que os detentos estariam cavando um túnel para fuga. Parabenização manifestada em pronunciamento durante a Sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), na manhã desta terça-feira (2).
Sinésio Campos também relatou a ação do Governo Federal pelo envio, em quatro aviões da Força Aérea do Brasil (FAB), de milhares de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPI) e respiradores para o combate à pandemia da Covid-19, nos hospitais de Manaus, e aos profissionais de saúde que vieram á Manaus para contribuir no socorro á população. Contudo, deixou a ressalva de que esse socorro precisa chegar mais rápido, pelo fato de as mortes pela Covid-19 estarem atingindo elevados números nos municípios do Amazonas. “O socorro precisa chegar com urgência. A vinda do ministro da Saúde a Manaus, bem como o envio dos equipamentos e profissionais de saúde, demonstram que foram necessárias várias mortes para as medidas serem tomadas e socorro chegar”, avaliou.
O parlamentar informou ainda que o prefeito, de origem indígena, de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus em linha reta), Clóvis Moreira Saldanha (PT), está com Covid-19, o que demonstra a importância de ampliação de ações do Governo Federal, via Exército Brasileiro, nas fronteiras nessa luta contra a Covid-19. “Caso essa ação não seja imediata, a doença vai avançar e dizimar boa parte de etnias indígenas em São Gabriel da Cachoeira, por se tratar de pessoas mais vulneráveis à doenças transmitidas por vírus”.
Ainda sobre os municípios, Sinésio Campos anunciou a apresentação de um requerimento para reconhecimento pela Aleam para que seja decretado estado de calamidade pública no município de Urucurituba (distante 207 km da Capital), em decorrência da pandemia de COVID-19. O reconhecimento foi solicitado pelo prefeito de Urucurituba, José Claudenor de Castro Ponte (PT). “Urucurituba e Itacoatiara (175 km) estão com as maiores incidências de infecção entre os municípios por se tratarem de passagem para pessoas que se deslocam no Estado, assim como Maués (258 km), onde um vereador, que também contraiu a doença, foi transportado para Manaus entubado. O decreto de estado de calamidade é importante para que os municípios possam desenvolver ações e solicitar socorro aos Governos Federal e do Estado”.
Rebelião na UPP
Sobre a rebelião dos detentos da UPP, Sinésio Campos ressaltou o feito da SSP-AM e PM diante do fato de que no caso de confronto poderia haver mortes e feridos, tanto de detentos quanto agentes prisionais, o que agravaria o atendimento médico hospitalar que se encontra praticamente estrangulado, com ocupação de mais de 90 dos leitos destinados aos pacientes infectados pela Covid-19. “Problema já verificado em várias penitenciárias, onde ocorreram chacinas. A operação na UPP encerrou a manifestação sem baixas. Não fosse isso, hoje estaríamos discutindo nessa Casa não apenas a Covid-19, mas também a morte e o número de pessoas feridas. E, onde esses casos seriam atendidos, em face ao estrangulamento hospitalar de Manaus. Portanto a SSP e a PM estão de parabéns”, finalizou.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
[email protected]