O vereador Reizo Castelo Branco (PTB) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Indicação 124/2020, direcionada ao Governo do Estado do Amazonas, sugerindo a implantação do sistema de coleta domiciliar de sangue dos doadores cadastrados na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Amazonas (FHemoam), para manter o estoque do banco de sangue e consequentemente atender aos pacientes que venham a precisar de transfusão.
Segundo o vereador, a proposta foi formulada após ter conhecimento de que o Hemoam está com o estoque de bolsas de sangue em estado crítico. Segundo a direção da unidade desde o início do mês de abril, o estoque havia caído de 900 para 400 bolsas. A situação de pandemia, causada pelo coronavírus, obrigou a instituição a mudar os procedimentos para doação, adotando o sistema de agendamento, a fim de evitar aglomerações, o que pode ter ocasionado a baixa nas doações.
No início do mês de março a média era de 257 doadores por dia, caindo para 100 doadores por dia na segunda quinzena de abril. O problema é que se por um lado as doações diminuíram, por outro, a demanda por bolsas de sangue aumenta a cada dia, principalmente de pacientes em situação grave, internados das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
“Penso que os doadores deixaram de comparecer ao Hemoam, seguindo a recomendação de ficar em casa e evitar aglomeração, como forma de se prevenir contra o coronavírus. A saída para reabastecer o estoque de sangue seria fazer a coleta domiciliar, nas residências dos doadores cadastrados no sistema do Hemoam. Essa medida certamente não só ajudaria a salvar muitas vidas como protegeria a vida daqueles que contribuem com o ato nobre de doação de sangue”, explica Reizo.
Texto: Dircom, com informações da assessoria
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Reizo sugere coleta de sangue domiciliar para manter estoque de bolsas na Fundação Hemoam apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.