A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) alerta a população para a movimentação suspeita de pessoas se fazendo passar por garis, utilizando de fardamento falso, similar aos usados pelos trabalhadores da Prefeitura de Manaus. Outros casos como este já foram denunciados anteriormente, com esse tipo de abordagem, em bairros da cidade.
Em vista disso, a Semulsp informa que os funcionários ligados ao serviço público possuem fardamentos marcados com as logomarcas da prefeitura e das empresas terceirizadas: Mamute, Tumpex e Marquise, de fácil observação. Os funcionários da Semulsp atuam (na maioria das vezes) em grupos de pelo menos 15 pessoas e estão sempre acompanhados de fiscais e encarregados, bem como caminhões, máquinas, equipamentos e veículos de apoio devidamente identificados.
A Semulsp orienta que a população desconfie de pessoas que estejam pedindo em ruas, praças, avenidas, porta a porta e bairros, com fardas de garis, pois pode ser uma ação criminosa. O procedimento correto é não atender e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia próxima.
Apenas os trabalhadores ligados à coleta seletiva e educação ambiental da Semulsp atuam diretamente de porta em porta nos bairros, orientando sobre as modalidades de limpeza e boas práticas de preservação. E, neste momento, esses serviços estão suspensos por conta da orientação de distanciamento social, para evitar o contágio pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
— — —
NOTA DE ESCLARECIMENTO – divulgada em 28/04/2020 18h04
Texto – Divulgação / Semulsp
Foto – Divulgação / Semulsp
Em anexo