A Polícia Militar do Amazonas enviou equipes especializadas em limpeza para o interior do estado na sexta-feira e no sábado (1º e 2 de maio) para garantir a higienização dos Batalhões e viaturas. As equipes foram enviadas para Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Novo Remanso, Lindóia e Itacoatiara.
O procedimento de higienização de todos os ambientes foi realizado por três equipes de uma empresa terceirizada da capital. Em todos os batalhões, os procedimentos realizados foram os mesmos, com descontaminação de ambientes internos e externos, o qual consistiu em técnicas de ionização, aplicação de ozônio e produtos antibactericidas, limpeza interna e externa em todas as viaturas, tetos, carpetes, volantes, condicionares de ar, rodas, pneus, cozinhas, alojamentos e salas.
Essa higienização continua sendo realizada e consiste na aplicação de produtos químicos para inibir a possibilidade de propagação do novo coronavírus.
O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Manacapuru, major Alisson Botelho, avalia a ação como primordial para a segurança do efetivo. “Como temos a necessidade e o dever de permanecermos cumprindo nossas atividades, é imperioso que possamos manter a higienização e redobrarmos os cuidados para evitarmos a disseminação do vírus em nosso ambiente de trabalho”, explicou.
O tenente Delmaci Oliveira do 6º Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Novo Airão vê a iniciativa da higienização como uma maneira de zelar pelos militares. “É um grande trabalho que demostra os cuidados na saúde dos militares com as garantias de manter os locais livres de qualquer tipo de contaminação”, destacou.
Para o comandante do 8ª Companhia Independente de Polícia (CIPM) de Iranduba, major Marcos Pires, os procedimentos preventivos são essênciais para a qualidade de trabalho e a saúde. “A medida é excelente devido à ação minuciosa que está sendo realizada em cada lugar que tenha a possibilidade de haver contato com as mãos. A corporação também repassa as recomendações para que o policial tenha todos os cuidados necessários ao retorno de seu lar para evitar uma possível contaminação em suas residências”.
Nas últimas semanas, policiais de vários municípios também receberam equipamentos de proteção Individual (EPIs), material de higienização, como álcool em gel, e vacinação.