Na última quinta-feira (30), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), em Humaitá, apreendeu 640,2 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA).
De acordo com a equipe que realizava a fiscalização, os produtos estavam armazenados de forma inadequada e mal acondicionados, cobertos por uma lona em um caminhão boiadeiro e com destino à comunidade Realidade.
Produtos apreendidos – A carga transportava 200 quilos de carne suína, 120 quilos de queijo mussarela, 200 gramas de requeijão e 320 quilos de iogurte. Os produtos apreendidos foram destruídos.
Lei Estadual – A Adaf desempenha este serviço com base na Lei N°.4.223, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre a Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos Animais no Estado do Amazonas.
A Lei segue a obrigatoriedade da inspeção e a fiscalização sanitária de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produto vegetal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito no território do Estado, no sentido de proteger o patrimônio agropecuário e preservando a saúde pública.