A presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Mayara Pinheiro (PP), apresentou nesta terça-feira um requerimento, ao Governo do Estado, solicitando que o Executivo coloque o Hospital Nilton Lins, em pleno funcionamento, para reforçar o combate ao coronavírus.
“Nós sabemos que hoje não há mais leitos clínicos na Rede Estadual de Saúde para pacientes com covid-19. Por isso, apresentamos hoje esse pedido para colocar o local em funcionamento o mais rápido possível, a fim de qualificar os atendimentos; haja vista que estamos tendo um aumento progressivo e indiscriminado no número de casos”, explicou.
Aumento do número de leitos no Delphina Aziz
Outro pedido também foi feito pela parlamentar, em caráter de urgência, para aumentar, equipar e otimizar o número de leitos no Delphina Aziz.
Esses dois pedidos somados aos investimentos anunciados pelo Governo Federal, como o envio de R$ 15 milhões à unidade e a construção de um Hospital de Campanha com 200 leitos vão, na visão da presidente da Comissão de Saúde, qualificar o atendimento e coibir o avanço da doença.
“Desde o início dessa pandemia, a Comissão de Saúde tem atuado de forma incisiva. Enviamos nos últimos dias, dez solicitações à Susam, pedindo medidas efetivas para coibir este crescimento indiscriminado da covid-19. Inclusive, já convocamos a nova secretária de Saúde Simone Papaiz para prestar os devidos esclarecimentos a esta Casa Legislativa”, concluiu.