A Ciclopatrulha da Polícia Militar do Amazonas comemora esta semana o terceiro ano de sua criação, promovendo um policiamento diferenciado, e trazendo segurança para a sociedade amazonense em locais de difícil acesso e com grande fluxo de pessoas. A unidade atua hoje nos principais centros comerciais e parques da capital amazonense, além de festas culturais em municípios, como o Festival Folclórico de Parintins.
Criada no dia 29 de abril de 2017, a Ciclopatrulha é comandada pelo capitão Roberto Vieira, que comemora o excelente trabalho desempenhado por seus comandados, assim como o reconhecimento pela população.
“Pelo fato de estarmos usando bicicletas para realizar nosso policiamento, temos um contato direto com as pessoas, e isso é muito bom, pois recebemos esse apoio e reconhecimento direto da população. Estamos sempre em locais com grande fluxo de pessoas, que procuram esses parques, praças, para praticar exercícios físicos, e é muito bom poder contribuir e levar segurança a eles”, disse.
Vieira informou que, mesmo com a pandemia do coronavírus, os policiais estão nas ruas, fazendo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e obedecendo a todas as recomendações de segurança.
“Estamos passando por um momento difícil, mas nossos policiais continuam nas ruas, fazendo uso de máscaras, álcool gel, e obedecendo ao distanciamento seguro. Estão no Centro da cidade, assim como na Ponta Negra e nos parques também. Esses locais continuam recebendo pessoas e precisamos oferecer segurança a elas. É com fé e esperança que agora devemos olhar para o futuro, com a certeza de que ele reserva crescimento e vitórias”, declarou o capitão.
Atuação – O policiamento por meio da Ciclopatrulha hoje está nos principais parques e centros comerciais da cidade, como o Complexo Turístico da Ponta Negra, Vila Olímpica, Parque dos Bilhares, Passeio do Mindu, Rua do Comércio no bairro Parque Dez, Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez e na área Central de Manaus.
Os planos para o futuro da Ciclopatrulha são muitos, e incluem a ampliação e capacitação de efetivo por meio de cursos ministrados pela própria unidade – que já formou mais de 50 profissionais para atuar utilizando a bicicleta como ferramenta de trabalho. Ao longo desses três anos, subordinado ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), com sede no Complexo Turístico Ponta Negra, o policiamento foi ampliado para outras áreas de atuação, tornando-se referência nacional no processo de policiamento.
O comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Ayrton Norte, assinala que a Ciclopatrulha tem um papel importante na segurança pública do estado e parabeniza a todos aqueles que fazem parte dela.
“É uma data importante para esses policiais, que há três anos executam um policiamento diferenciado em nosso estado e que, a cada ocorrência atendida, mostram um excelente trabalho. Com as bicicletas eles tem acesso a lugares a que uma viatura de quatro rodas não pode chegar, entram em becos, vielas e conseguem lograr êxito nessas incursões. Quero parabenizar a todos os policiais que hoje fazem parte da Ciclopatrulha. Certamente, em momento oportuno, comemoraremos esta data importante para corporação. Que venham muitos aniversários pela frente”, congratulou o comandante geral da PMAM.
Segurança e qualidade de vida – O policiamento ciclístico ou ciclopatrulha é um processo de policiamento que agrega a prática de condicionamento físico e mental sem agredir o meio ambiente, pois é um modelo de locomoção não poluente. Este modelo é cada vez mais empregado e difundido dentro das unidades policiais do Brasil devido a sua versatilidade, aproximação com a sociedade, rapidez e surpresa, agregando qualidade de vida e produtividade, dependendo do local empregado.