O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam) está com chamada colaborativa aberta, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais, para o compartilhamento de vídeos e imagens em suas redes sociais da comunidade artística amazonense.
Para participar, basta o artista (ou grupo) postar um trabalho inédito ou não, em processo ou já finalizado, em formato de vídeo ou imagem (de uma a três imagens juntas), em sua própria rede social e marcar, na publicação, o Caua com a hashtag #quarentenanoCaua. Os trabalhos serão compartilhados diretamente nas redes do Caua, com exceção daqueles que façam apologia à violência ou que tenham teor explicitamente religioso ou político partidário.
A chamada é voltada a artistas profissionais e amadores, individuais ou coletivos, professores e alunos de arte da Ufam, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), ateliês e centros culturais, escritores, grupos de teatro e de dança, bandas musicais, entre outros, atuantes no cenário amazonense. Serão contemplados as mais diversas linguagens e expressões: artes visuais, artesanato, fotografia, música, dança, teatro, performance, literatura, etc. Há ainda a possibilidade do artista divulgar seus contatos para fins comerciais.
De acordo com a diretora do Centro, professora Priscila Pinto Maisel, o acesso à arte e às manifestações culturais são de extrema importância neste momento de isolamento social. “O compartilhamento das produções ajuda na saúde mental e alimentando o espírito humano. A missão do órgão suplementar é contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural da região, sendo a ‘Quarentena no Caua’ mais uma das ações remotas previstas para este período, que contará, ainda, com vídeos e lives de conteúdos artísticos e educativos com convidados”, explica.
O Caua possui mais de 6.500 seguidores entre Facebook e Instagram, que se tornam um importante vetor para divulgação dos trabalhos dos artistas que vierem a colaborar com esta chamada de compartilhamento da arte. A ação, que terá duração indeterminada, está prevista para acontecer no período de isolamento social.
Quarentena no Caua
O primeiro vídeo produzido pelo Centro foi de uma visita virtual à sua galeria, apresentando a exposição fotográfica ‘Olhares Diferenciados’, com imagem e edição de Maximiliano Neto. No momento, está sendo organizado outro vídeo com coreografias dos dançarinos do Corpo de Dança do Caua, que será lançado em maio. Todo o material está sendo recebido via internet.
A partir desta semana, começaram a ser publicados conteúdos educativos de dança, organizados pelo coreógrafo do Caua, Sandro Michael Ferreira, abertos ao público em geral. Em breve, será publicado conteúdo produzido pelo Subcomitê Interno de Enfrentamento do Coronavírus do Caua.
Para acompanhar o trabalho realizado pelo Centro de Artes basta seguir as paginas no Facebook e Instagram.
Mais informações no e-mail: [email protected] ou mensagem pelo site do Caua.