A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) lançou, nesta terça-feira (28/04), uma cartilha virtual com informações sobre o novo coronavírus e a Covid-19, adaptada à rotina dos policiais. A publicação traz orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), informando como o vírus é transmitido, como age no organismo, os sintomas da doença e como se proteger.
A cartilha busca permitir aos policiais conhecer as medidas de segurança em relação à Covid-19, o uso correto da máscara, atitudes preventivas no ambiente de trabalho interno ou operacional, bem como cuidados para se ter em casa, medidas para manter a saúde mental e o bem-estar dos familiares. O material informa ainda quais os grupos que apresentam maior risco na infecção, e traz orientações como evitar aglomerações e manter distância segura em relação a outras pessoas.
A publicação se soma a diversas outras medidas já implementadas visando proteger não somente os militares, mas a sociedade amazonense. Elas incluem a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) entre os policiais, higienização de viaturas e unidades da PMAM, vacinação contra H1N1 e Influenza, aplicação de testes rápidos para Covid-19, apoio hospitalar e social.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ayrton Norte, informa que a cartilha já está disponível para acesso pelos aplicativos “Sasi” e “APP Comando”, bem como pelo site da instituição.
“Espero que esta cartilha seja mais uma ferramenta útil ao policial militar, sobretudo para preservar sua saúde, da sua família e de toda sociedade amazonense”, disse Norte, acrescentando que o Comando da PMAM não medirá esforços para oferecer à tropa as melhores condições de trabalho, sem jamais esquecer a missão de servir e proteger.
Para a sargento PM Lara, a cartilha é muito bem-vinda, pois esclareceu muitas de suas dúvidas sobre como se proteger deste vírus. “Estou lendo a cartilha e pude tirar muitas dúvidas que ainda tinha a respeito do coronavírus, e com certeza irei compartilhar com todos os policiais militares que conheço”, afirmou a policial.