Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas vai distribuir 4,5 mil toneladas de alimentos com o programa ‘Merenda em Casa’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas vai distribuir 4,5 mil toneladas de alimentos com o programa ‘Merenda em Casa’

24/04/2020
Compartilhar

Governador Wilson Lima inspecionou a montagem dos kits que serão entregues nas casas dos estudantes
O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta sexta-feira (24/04),  o início da produção dos kits de alimentação escolar para serem entregues em Manaus.  Está prevista a distribuição de 4,5 mil toneladas de alimentos pelo programa “Merenda em Casa”, da Secretaria de Estado de educação e Desporto. O benefício vai alcançar mais de 400 mil estudantes em todo o Amazonas, garantindo também fomento à economia dos municípios do interior durante o período de prevenção e combate ao NOVO coronavírus.
Os kits começam a ser entregues já a partir da próxima segunda-feira (27/04). Durante a visita, o governador Wilson Lima destacou a importância do benefício durante as aulas presenciais suspensas.  “Nós temos que levar em consideração o viés social e a necessidade que as pessoas têm de ter o alimento em casa. Muitos alunos iam para escola para ter a merenda escolar. Nós estamos garantindo que isso continue. Estamos montando os kits para fazer entrega em domicílio dessa merenda”, destacou Wilson Lima.
O Amazonas será o primeiro Estado a fazer a entrega dos kits nas casas dos estudantes, como medida de segurança. “É o primeiro estado que começa a fazer essa entrega em domicílio, e inclusive é um modelo que já vai ser replicado para outros estados da federação”, disse o governador.
Wilson Lima falou, ainda, do fomento à economia  dos municípios, já que as escolas fora da capital, em sua maioria, receberão recursos para fazer a montagem dos kits comprando dos comerciantes locais. “Vamos encaminhar os recursos para as escolas e, lá, as escolas poderão fazer a compra no comércio local. Isso é importante porque movimenta a economia por lá e nos ajuda na questão da logística”, explicou.
Serão distribuídos 11 itens entre leite em pó, achocolatado, arroz, feijão, farinha, entre outros. Todo o kit está sendo montado conforme orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE) com base no atendimento que seria feito nas escolas.
agricultura familiar – Além do fomento à economia no comércio local, a Secretaria de Estado de educação e Desporto também está garantindo a compra de agricultores e produtores rurais que já estavam previstas para o ano letivo de 2020. As Chamadas Públicas representam investimentos de mais de R$ 32 milhões na produção rural.
Segundo o secretário Luis Fabian, as chamadas públicas iniciadas foram homologadas e  irão  complementar os kits do interior. “A SEDUC homologou a maior chamada pública de agricultura familiar que o Estado já viu, contemplando agricultores dos 62 municípios. Além disso, em 2019, fizemos a chamada pública da agricultura familiar voltada para a educação indígena, algo que foi feito pela primeira vez no Brasil e que ocorreu no nosso Amazonas. Os produtos da agricultura familiar, tanto da educação indígena quanto da educação regular, serão utilizados para complementar os nosso kits, e esse é um feito histórico”, lembrou ele.
Megaoperação – A logística para a distribuição envolve centenas de profissionais. Desde a última quarta-feira (22/04),  gestores, coordenadores, servidores da logística, transporte e infraestrutura da Secretaria de educação iniciaram o recolhimento dos alimentos que já estavam nas escolas de Manaus. Os itens também devem compor os kits. Essa é uma medida para não deixar que se estraguem alimentos, já que as escolas estão fechadas.
A secretária executiva adjunta de Gestão da Secretaria de educação, Rosalina Lobo, explicou que existe uma megaoperação para que todo o trabalho seja feito em tempo hábil. “Estamos em uma verdadeira operação de guerra para garantir que esses alimentos cheguem aos estudantes. É uma força logística muito grande que envolve transporte terrestre, fluvial”, ressaltou.
Em Manaus, cerca de 300 pessoas estão envolvidas no translado dos alimentos e 14 caminhões estão fazendo o transporte das escolas para a o galpão. É de lá que, posteriormente, sairão os kits para as escolas que serão Pontos de Apoio e depois a casa dos estudantes.
Interior – A Secretaria de educação realiza nesta sexta-feira (24/04), às 14h,  uma reunião por meio de videoconferência com os coordenadores regionais do interior. A reunião será para informar sobre a disponibilização dos recursos, compra dos itens estratégias seguras de distribuição e demais procedimentos que contemplam os municípios mais distantes da capital.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Urucurituba, Wilson Lima anuncia obras de recuperação viária e inaugura iluminação de LED

20/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para reforma de hospital em Urucurituba e inaugura Telessaúde

20/09/2025
Governo do Amazonas

Defesa Civil lança sistema de alertas por celular no Amazonas com simulação, neste sábado

20/09/2025
Governo do Amazonas

Tradição e memória marcam os 46 anos do “Carrossel da Saudade” no Largo de São Sebastião

20/09/2025
Governo do Amazonas

Delegação amazonense conquista mais seis medalhas no segundo bloco dos Jogos da Juventude, em Brasília

20/09/2025
Governo do Amazonas

Central Integrada de Fiscalização notifica bares e adegas por falta de licença para funcionamento e licença sanitária

20/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus