O edital e os anexos estão disponíveis no Portal da Cultura
Na próxima quinta-feira (23/04), serão encerradas as inscrições para o segundo lote do edital “Fica Na Rede, Maninho”, lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para estimular a difusão de produções artísticas e de ações de capacitação durante o momento de crise ocasionado pela Covid-19.
O edital e os anexos estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Realizado em caráter emergencial para enfrentamento da crise na cadeia produtiva da cultura e economia criativa, o edital vai selecionar até 300 propostas, divididas em três lotes. Podem participar pessoas jurídicas e físicas, maiores de 18 anos, e cada proponente poderá inscrever até três propostas, sendo uma para cada lote.
“Estamos trabalhando com diferentes iniciativas para atender as necessidades da classe artística, que foi uma das primeiras afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Os profissionais precisam se reinventar no período de isolamento social e nós queremos oferecer ferramentas para contribuir neste processo”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “Conforme orientação do governador Wilson Lima, estamos acompanhando as demandas deste público na capital e no interior do Estado”.
O “Fica na Rede, Maninho” abrange vídeos nas áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e uma categoria denominada “Outras”, para projetos que envolvam duas ou mais linguagens artísticas, ou, que não se encaixem em nenhuma das modalidades na concepção do proponente.
O edital também contempla ações formativas como vídeos teóricos e práticos nas diversas linguagens artísticas; uso de tecnologia, inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade no âmbito da economia criativa; além de ações de ofícios como cenógrafo, maquiador, técnico de som, entre outras atividades.
Resultados – O primeiro lote do “Fica na Rede, Maninho” recebeu 195 propostas. Foram aprovados 93 projetos na fase preliminar, sendo 32 de Música, 24 de Artes Cênicas, 18 de Audiovisual, 8 de Literatura, 8 de Ações Formativas e 3 de Artes Visuais.
Os inscritos que não tiveram seus projetos selecionados têm até o dia 22 de abril para enviar pedidos de recurso. O formulário de recurso está em anexo na aba “Editais” (Anexo VI) e deve ser preenchido e enviado para o e-mail [email protected], endereçados à Comissão de Avaliação Técnica e de Conteúdo Artístico do Edital Público.
Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as inscrições, os proponentes podem fazer contato por meio do canal de atendimento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que funciona diariamente das 8h às 20h, nos telefones (92) 99177-6442 (WhatsApp) e (92) 3232-5555, além do e-mail [email protected].
Conteúdo – Os vídeos devem estar no Youtube ou em repositórios digitais (Dropbox e Google Drive), ter no máximo 60 minutos e estar no formato MP4 ou similares. O conteúdo deve ser gravado na melhor definição, em formato horizontal, e o link do vídeo deve estar no corpo da proposta. O vídeo pode ser inédito ou já ter sido publicado e deve conter na legenda a hashtag #FicaNaRedeManinho.
Podem ser inscritos espetáculos e experimentações criativas de circo, dança, teatro, entre outros ligados às Artes Cênicas; de apresentações musicais; processos criativos ligados às artes plásticas, e também de exposições, instalações, grafite, fotografia, desenhos, pintura, esculturas, objetos, videoarte e artes gráficas; vídeos de narração de histórias e lendas, leitura dramatizada, performances literárias, recitais poéticos, declamação de poemas de cordel; e produções de curtas-metragens de ficção e documentário, entre outros.
Avaliação – A avaliação das propostas vai ser feita em uma única fase a cada mês, realizada por uma comissão com dez membros, composta por representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; profissionais de reconhecida competência ou notório saber da sociedade civil do Estado do Amazonas e colaboradores da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, notadamente da área artística, escolhidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Os projetos são avaliados pelos critérios: Mérito da proposta (artístico, técnico e conceitual); Aspectos de criatividade e de inovação; e Qualificação e experiência profissional do Proponente.
Prazos – O “Fica na Rede, Maninho” segue o seguinte calendário: o primeiro lote vai ter veiculação dos projetos selecionados a partir do dia 27 de abril; o conteúdo do segundo lote, com inscrições de 13 a 23 de abril, vai ser veiculado a partir de 11 de maio; enquanto o terceiro lote tem inscrições de 24 de abril a 8 de maio, com veiculação a partir do dia 1º de junho.
Os links dos projetos selecionados vão ser disponibilizados no Portal da Cultura e aplicativo após a publicação do resultado final de cada lote. Os vídeos também vão ser exibidos na TV Encontro das Águas em um programa com o nome do projeto, #FicaNaRedeManinho. Já as obras literárias enviadas cujos projetos forem selecionados vão ser disponibilizadas na Biblioteca Virtual do Amazonas.