A criação de área isolada e exclusiva para tratamento das pessoas infectadas com o novo coronavírus nos hospitais dos municípios polos do Amazonas, foi encaminhado pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em forma de indicação ao governador Wilson Lima (PSC). Sua solicitação foi feita na manhã desta segunda-feira (20), durante o Pequeno Expediente na Sessão Ordinária virtual da Aleam.
Em sua justificativa, Cabo Maciel destaca que hoje, “estamos vivendo uma pandemia, uma das maiores que nosso país já vivenciou, no Amazonas não está sendo diferente do restante do Brasil, por este motivo a criação de espaço de isolamento exclusivo nos municípios polos especializados é de extrema necessidade para o tratamento da Covid-19.
Conforme dados já divulgados pelo Ministério da Saúde e de Secretarias Municipais, no interior do Amazonas vem crescendo os casos a cada dia e os Hospitais em sua maioria não estão preparados para esta Pandemia que assola o mundo, nossa solicitação vem de encontro com os anseios da população interiorana que muitas vezes não possuem recursos financeiros para se deslocar até a capital do Estado em busca de tratamento nos casos mais sérios da doença.
DOAÇÃO DE UTI PELA AMAGGI
Na segunda parte de seu discurso na manhã desta segunda-feira, deputado Cabo Maciel parabenizou a direção da empresa Amaggi pelo anuncio da doação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional José Mendes, no município de Itacoatiara/AM (a 265 km de Manaus).
Entre os equipamentos hospitalares a serem doados estão cinco ventiladores mecânicos (respiradores), cinco monitores cardiológicos, um aparelho para avaliação de gasometria arterial, desfibrilador, 15 bombas de infusão de medicamentos e cinco aspiradores cirúrgicos, itens fundamentais para terapia intensiva de pacientes graves acometidos pela Covid-19.
O Hospital Regional José Mendes, escolhido para receber as doações da Amaggi, é hospital polo para a região do Médio Amazonas, com atendimento à população de Itacoatiara e de pelo menos outros cinco municípios do entorno A unidade já recebeu pacientes da Covid-19 e o município de Itacoatiara já se encontra em situação de transmissão comunitária do novo Coronavírus, segundo a Prefeitura Municipal.
“Desde o início desta crise gerada pela pandemia, estamos estudando o que podemos fazer para contribuir com as comunidades das regiões onde a Amaggi mantém suas atividades. Estamos há mais de 20 anos atuando em Itacoatiara com nossas operações e temos muito respeito e orgulho de fazer parte da história do município, por isso entendemos como importante essa nossa ação nesse momento”, explicou o presidente da Amaggi, Judiney Carvalho.
Os equipamentos adquiridos pela companhia, enfatizou o presidente, serão destinados no prazo mais curto possível para integrarem a estrutura do hospital. As questões técnicas referentes aos equipamentos já foram devidamente alinhadas com a direção da unidade.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514