Como forma de fortalecer a proteção aos profissionais da área de saúde do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, o deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), que disponibilize em caráter emergencial mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem está na linha de frente no combate à Covid 19.
“Já perdemos a diretora do SPA, enfermeiros, então, faz-se necessário reforçar a proteção desses profissionais que atuam na linha de frente da pandemia. A Covid 19 é uma doença infecciosa que vem ceifando vidas, sendo transmitida de pessoa a pessoa pelo contato e, até onde sabemos, a única forma de combatê-la é agir de forma preventiva, se proteger. Lamentavelmente, perdemos alguns profissionais de saúde do estado, que estavam ajudando outras pessoas contaminadas. Isso é muito preocupante”, ressalta o parlamentar.
No documento, o deputado frisa, ainda, que, essas unidades intermediárias tiveram um boom nos atendimentos em razão de atuarem intrinsecamente como unidade com caráter de urgência e emergência (24 horas) e por causa da pandemia, funcionam, na prática, como Centros de Triagem para enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.
“Com o avanço exponencial da pandemia no Amazonas, estamos vivenciando crises sem precedentes e uma das mais graves é a falta de EPIs para os profissionais da área de saúde, bem como, para os trabalhadores da limpeza em geral, terceirizados, que também estão nessa linha de combate”, diz o deputado Adjuto.
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier