O deputado estadual Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), cobrou, na manhã desta quinta-feira (16), durante o pequeno expediente na Sessão Ordinária virtual da Aleam, a contribuição do prefeito de Itacoatiara (distante 265 km de Manaus em linha reta), Antônio Peixoto (PT), que tome decisão conjunta com o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos envolvidos o trabalho de fechamento zero com a implantação da barreira sanitária no município.
Cabo Maciel defendeu que o prefeito, após baixar o decreto determinando a suspensão dos serviços de transportes de passageiros e particulares provenientes de Manaus pelo prazo de 15 dias, se reúna com os comandos dos órgãos envolvidos para que seja tomada uma decisão conjunta, uma vez que está usando o aparelhamento do Estado.
O parlamentar lembrou que o prefeito precisa dialogar com os policiais militares que trabalham na região, como comandante do 2º Batalhão de Itacoatiara, Tenente Coronel PM Carliomar, além dos demais órgãos envolvidos.
Cabo Maciel disse que a antiga barreira que funcionava na entrada de Itacoatiara foi desativada e transferida para o KM 7 da rodovia AM-010 e lembrou que circulou nesta quarta-feira (15), em redes sociais que o prefeito estava convocando a população para participar da fiscalização nas barreiras de Lindóia e Novo Remanso.
Na opinião do deputado Maciel, a população não tem preparação técnica para fazer esse serviço. Isso, cabe aos servidores da segurança pública e da área da saúde. É necessário que seja montado uma nova estrutura na barreira e que os servidores estejam devidamente protegidos para atuar nas abordagens e prestar esclarecimentos as pessoas que transitam na região, sem o perigo de contaminação com o coronavírus.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514