A falta de agências bancárias e casas lotéricas na zona rural dos municípios do Amazonas obriga milhares de trabalhadores a viajar para as sedes dos municípios, onde correm risco de contaminação do coronavírus.
O perigo enfrentado pelos trabalhadores rurais, que vão em busca de benefícios como aposentadoria e Bolsa Família, foi denunciado nesta terça-feira (7) pelo deputado estadual Fausto Jr (PV).
Segundo o parlamentar, se os trabalhadores rurais forem contaminados pelo novo coronavírus, haverá a multiplicação de casos em locais que estavam à salvo da doença. “Nas comunidades rurais, os trabalhadores já vivem em isolamento por causa da distância dos centros urbanos” afirmou o deputado. “Se o vírus for inserido neste ambiente, ocorrerá a multiplicação descontrolada da doença, causando milhares de mortes”, acrescentou.
Para solucionar o problema, Fausto Jr. vai sugerir à Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias a criação de um plano emergencial para levar atendimento às comunidades rurais.
A proposta é fazer ações itinerantes para percorrer as principais comunidades rurais e ribeirinhas do Amazonas e, dessa forma, evitar que os trabalhadores saiam do local onde vivem.
“Infelizmente as agências bancárias funcionam apenas sedes dos municípios. Precisamos agir emergencialmente e levar os serviços aos trabalhadores que vivem áreas rurais e ribeirinhas”, propõe o deputado.
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Hugo Bronzere (92) 99239-6271
Foto: Noa Magalhães