Na manhã da última sexta-feira (03/03), a equipe de investigação da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva, sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e coordenação dos delegados Sylvia Laureana e Carlos Alberto Alencar, titular e adjunto da unidade policial, respectivamente, deflagou ação policial que culminou na recuperação de quatro celulares, oriundos de roubos e furtos ocorridos naquele município. Durante a ação, que aconteceu em Manaus e em Rio Preto da Eva, quatro indivíduos foram indiciados pelos crimes de receptação e furto qualificado.
De acordo com a titular da 36ª DIP, a operação policial teve início com a recuperação de um aparelho celular, que havia sido furtado no dia 7 de fevereiro deste ano e foi encontrado na residência de Matheus Souza, 24. Conforme diligências, o indivíduo teria furtado o aparelho celular da casa da vítima, em Rio Preto da Eva (distante 56 quilômetros em linha reta da capital). No momento em que foi abordado, Matheus estava na residência dele, no bairro São Jorge, zona oeste da capital. Diante do fato, Matheus foi indiciado por furto.
“Após esse primeiro caso, decidimos focar as investigações para encontrarmos aparelhos em diferentes pontos aqui de Rio Preto da Eva. Durante os procedimentos de diligência no município, conseguimos encontrar três celulares, sendo o primeiro, um que havia sido roubado no dia 21 de março deste ano, quando a vítima, um homem de 29 anos, teve o aparelho subtraído após ter sido abordado por dois motociclistas, que portavam uma faca. O celular do mesmo foi encontrado em posse de João Batista Fontenele, 49, que responderá por receptação”, explicou a delegada.
Segundo Sylvia, ainda durante a ação policial, as equipes conseguiram encontrar o terceiro celular em posse de Elizabeth Farias Paz, 41. Durante a abordagem, a mesma alegou que teria efetuado a compra do aparelho de um desconhecido. Conforme diligências, o celular, na verdade, é fruto de roubo ocorrido no último dia 21 de março, quando um jovem de 22 anos e a companheira dele foram abordados por dois indivíduos, que portavam uma faca, e roubaram os pertences das vítimas, incluindo o celular em questão. A mulher de 41 anos foi indiciada por receptação.
“Ainda em campo, a nossa equipe conseguiu lograr êxito na recuperação de um quarto aparelho celular, que havia sido roubado no dia 21 de março deste ano. Assim como nos outros dois casos de roubo, a vítima também teve o aparelho subtraído após ter sido abordada por dois criminosos que portavam uma faca. O objeto oriundo desse crime foi encontrado em posse de Carolina Lima de Sá, 26, que também irá responder por receptação”, explicou Laureana.
Laureana destacou, ainda, que todos os casos estão sendo investigados para identificar se os receptadores sabiam ou não da ilicitude envolvendo os celulares. Os aparelhos recuperados já foram devolvidos aos proprietários. Além disso, diligências seguem sendo realizadas, afim de identificar os indivíduos que praticaram os roubos.
Procedimentos – Matheus foi indiciado por furto. Já Carolina, Elizabeth e João foram indiciados por receptação. Após os procedimentos na unidade policial, os indivíduos responderão à Justiça em liberdade.