No dia em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) lança virtualmente a Cartilha ‘Amiga do Autismo’, que orienta sobre os direitos e a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no contexto escolar. A cartilha se encontra disponível no perfil da deputada, no site www.ale.am.gov.br da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Esta é mais uma contribuição da Comissão de Educação, por mim presidida, com o objetivo de promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo, especialmente no acesso à educação, bem como na convivência do ambiente escolar”, destaca Therezinha Ruiz.
Os pais ou responsáveis por pessoas portadoras de autismo podem visualizar a cartilha e baixar todo o seu conteúdo no site da Aleam. A deputada pretendia reunir o movimento de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas devido ao isolamento social, imposto pela pandemia do coronavirus, o lançamento com a presença de todos, ficará para outro momento apropriado.
A cartilha, produzida por técnicos da Comissão de Educação, sob a supervisão da deputada Therezinha, traz ilustrações, conceito do TEA e noções do respeito aos portadores do transtorno, além de Leis que garantem os seus direitos sociais.
Therezinha Ruiz também é autora da Lei que institui a “Semana Estadual de Conscientização do Autismo” nas escolas da rede estadual de ensino, integrada ao calendário oficial de eventos do Estado, e que deveria ser realizada esta semana, mas foi inviabilizada em função da propagação do coronavirus.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico presente desde o nascimento, ou começo da infância, e muitas vezes diagnosticado tardiamente, devido a sua complexidade.
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham esse transtorno, um número bastante expressivo de pacientes, que vem sendo cada vez mais acompanhados, a partir de um olhar mais atento da sociedade e dos profissionais de saúde sobre o tema.
Na avaliação da deputada Therezinha Ruiz, é no período escolar que as pessoas se desenvolvem intelectual e socialmente. “Nesse processo de socialização, as políticas públicas de inclusão são fundamentais para garantir o respeito e coibir o preconceito e a discriminação da sociedade às pessoas que apresentam o TEA”, ressalta a deputada.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto e Foto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541