A tribuna popular virtual, realizada nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contou com a participação do secretário municipal de saúde Marcelo Magaldi. Durante a reunião o secretário trouxe informações atualizadas sobre as ações de combate e prevenção executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contra a proliferação do novo coronavírus em Manaus.
Magaldi respondeu aos questionamentos feitos pelos parlamentares, entre eles o do vereador Dante (PSDB) que o interrogou sobre as ações que o município está fazendo para prevenir o pico da doença na cidade. Em resposta ao vereador Dante, o secretário Marcelo Magaldi, disse que o estado e o município trabalham para que o isolamento social continue na capital e destacou que a preocupação das autoridades é evitar que as pessoas adoeçam e desenvolvam quadros graves, vindo a precisar de respiradores e ventiladores pulmonares, uma vez que não há esses equipamentos em grande quantidade na rede de saúde do estado.
Magaldi confirmou que a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está se organizando para implantar hospitais de campanha nos arredores do Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz e que o Governo do Estado pretende ativar o Hospital Nilton Lins para receber pacientes graves, onde serão disponibilizados 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Outra questão levantada pelos vereadores foi relacionada à divulgação dos pacientes curados da infecção pelo coronavírus. Dante solicitou ao secretário que esses números sejam divulgados diariamente.
Outra preocupação externada pelo vereador foi com relação à disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais das Secretarias Municipais de Limpeza Pública (Semulsp) e de Assistência Social, Mulher e Cidadania (Semasc) que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “O secretário informou que a equipe da Semsa está em contato com diversos fornecedores para que providenciem o mais rápido possível esses EPI’s, e que eles prometeram entregar no prazo de 10 a 15 dias. Também disse que o estoque da Semsa está abastecido para atender os profissionais da área de saúde. Com relação aos profissionais de outras áreas, a Semsa está apoiando as outras secretarias na aquisição desses equipamentos”, disse Dante.
Texto: Gabriel Abreu – assessoria do vereador Dante
Foto: Robervaldo Rocha – DircomCMM
Edição: Francismar Lopes – DircomCMM
O post Dante questiona secretário de Saúde sobre prevenção para trabalhador da Semulsp e Semasc apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.