O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), realizou na manhã desta quarta-feira (1º/04), no Quartel do Comando Geral, no bairro Petrópolis, zona sul da capital, a entrega de três conjuntos de equipamentos desencarceradores. A aquisição teve investimento na ordem de R$ 391.500,00 e foi feita pelo Fundo Especial Bombeiro Militar (Funesbom).
Os novos equipamentos reforçarão as atividades das equipes que atuam em ocorrências de acidente de trânsito e que necessitem de salvamento veicular, conforme explica o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente.
“Os novos desencarceradores foram adquiridos por meio do nosso Fundo Especial Bombeiro Militar e serão distribuídos para as equipes de salvamento veicular da capital e interior, melhorando ainda mais o atendimento à sociedade, principalmente em ocorrências dessa natureza, em que se necessita de atenção e de ferramentas corretas para um bom desempenho”, disse o comandante-geral do CBMAM.
De acordo com o instrutor de Salvamento Veicular, tenente-coronel BM Sulemar Barroso, os novos equipamentos possuem maior capacidade e um mecanismo mais prático.
“Esses equipamentos são mais modernos. Até na questão do engate das mangueiras eles são mais rápidos. Hoje, com um único equipamento, já é possível trabalhar com duas ferramentas hidráulicas ao mesmo tempo. Esses desencarceradores têm uma capacidade maior para alargar, cortar as ferragens ou até levantar o veículo, caso a vítima esteja presa na parte de baixo”, explica o instrutor.
Funesbom – O Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Funesbom) foi criado pela Lei Estadual nº 4.280, de 28 de dezembro de 2015, e regulamentada pelo Decreto nº 38.357, de 17 de novembro de 2017. É a Unidade Gestora destinada à aplicação de recursos financeiros na provisão das necessidades da Corporação para salvar e proteger vidas e bens em todo o estado do Amazonas.