Programação inicia nesta quarta-feira (1º/04), a partir das 10h, nos três canais abertos da TV Encontro das Águas
A Secretaria de Estado de educação e Desporto irá transmitir, nesta quarta-feira (1º/04), a partir das 10h, a roda de conversa “Sala do professor”, com foco na orientação dos profissionais do magistério para o regime especial de aulas não presenciais. Promovida por meio do Centro de formação profissional Padre José Anchieta (Cepan) e do Centro de Mídias da educação do Amazonas (Cemeam), a atividade contempla, ainda, a equipe pedagógica e pais/responsáveis de alunos da REDE pública de ensino.
A iniciativa terá duração de 40 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Encontro das Águas nos três canais abertos (2.2, 2.3 e 2.4) para o projeto “Aula em Casa”, que está na sua segunda semana de atividades.
“Nosso foco agora é conversar com toda a equipe, esclarecer como PODE ser a participação e como Podemos melhorar o projeto daqui pra frente. Temos em prática uma solução emergencial que está sendo construída coletivamente”, destacou o secretário de educação em exercício, Luis Fabian Barbosa.
Interação – O público poderá mandar perguntas e interagir com a equipe pedagógica da Secretaria de educação por meio do Facebook, YouTube e aplicativo “Mano”, o mesmo que está sendo utilizado por estudantes no regime especial de aulas não presenciais. Na estreia da roda de conversa, o foco da discussão serão os alunos dos ensinos Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Médio.
Em outros episódios, serão debatidos questões relacionadas ao ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e à educação infantil, com a participação de autoridades da Secretaria Municipal de educação (Semed-Manaus). A ideia é que no próximo programa a roda de conversa passe a se chamar “Diálogos Formativos”, tornando-se uma atração semanal.
Tutoriais – Além da roda de conversa, a Secretaria de Estado de educação e Desporto está produzindo, também junto ao Cepan, tutoriais práticos de uso das tecnologias digitais na educação. Os vídeos terão cerca de 20 minutos de duração e serão exibidos, sempre, nos intervalos da programação do “Aula em Casa”.
“Sei que muitos estão nos acompanhando pelos canais da TV Encontro das Águas, no YouTube, aplicativo ‘Mano’ e com acesso a todos os materiais pela plataforma Saber+. Nós também estamos atentos e pensando nos novos recursos que surgem a partir desse momento em que vivemos. Queremos conversar com o docente da REDE pública de ensino do Amazonas e a equipe pedagógica da escola para refletir, dialogar, compartilhar boas experiências de aprendizagem e de uso das tecnologias digitais na educação”, afirmou a diretora do Cepan, Ana Lucena.
