O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), destinou recursos da ordem de R$ 40 milhões para financiar empreendedores da capital e do interior. A ação integra o pacote de medidas econômicas adotado pelo Executivo Estadual com o intuito de minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.
As novas medidas de concessão ao crédito e renegociações deverão beneficiar microempreendedores individuais (MEI); micros, pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais. Os recursos deverão ser destinados principalmente para uso na condição de capital de giro.
De acordo com Marcos Vinicius Castro, diretor-presidente da Agência, as equipes operacionais da Afeam agora trabalham para dar celeridade ao atendimento. “As equipes da Afeam não estão medindo esforços para a operacionalização da concessão ao crédito de forma rápida e de maneira digital, atendendo as recomendações das autoridades de saúde, restringindo o contato dos clientes e servidores, contudo disponibilizando ainda os recursos de forma responsável”, ressaltou.
Vantagens – Aos novos clientes da Afeam serão disponibilizadas formas diferenciadas de acesso ao crédito, compreendendo condições especiais de pagamento e taxas de juros reduzidas. “Seguindo a determinação do governador, estaremos ao lado de quem precisa manter os negócios neste momento de crise”, disse Marcos Vinicius. Aos clientes que possuem pagamentos em aberto serão oferecidas condições especiais de prazos ampliados e carências. Marcos Vinicius ressalta ainda que “o cliente que está em dia com a Afeam tem o benefício do bônus de adimplência como desconto”.
Palestras on-line – A Afeam já está disponibilizando as palestras de acesso ao crédito e curso de Gestão Financeira, em parceria com o Sebrae no Amazonas, em versão on-line. A iniciativa, que já estava em planejamento, foi antecipada para atender aos empreendedores que buscam financiamentos na sede da Agência.
A palestra de orientação ao crédito é o primeiro passo obrigatório para acessar a linha de financiamento “Microcrédito” da Agência. A linha pode chegar ao valor máximo de R$ 21 mil e busca incentivar o empreendedorismo em atividades produtivas, com taxas de juros diferenciadas e ainda com bônus de adimplência aos que pagam em dia.