A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) disse durante a Sessão virtual desta quinta-feira (26), que a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já enviou o primeiro lote com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os trabalhadores do sistema de saúde de Parintins (distante 372 km de Manaus).
Segundo Alessandra, a demanda chegou ao seu conhecimento por meio da vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), que preside a Comissão da Mulher na Câmara Municipal da Ilha Tupinambarana. Coincidiu de a solicitação da parlamentar e a ação de combate à propagação do coronavírus por parte da Susam se darem muito próximas.
“Eu recebi de Parintins um pedido da Câmara de Vereadores para que a gente intercedesse junto ao Governo para o envio de EPI’s, a situação lá se agravou depois após primeiro caso (de coronavírus). Eu fiz contato com a Susam e na verdade coincidiu de quando eles enviaram o pedido e eu fiz o contato com a Susam já estar sendo enviado os EPI’s”, disse Alessandra.
A deputada acrescentou que, além de Parintins, os municípios de Ipixuna, Pauini, Tapauá, Guajará, Maués e Boca do Acre também já receberam insumos enviados pela Susam nos últimos dias como parte da política de combate ao Covid-19 no interior.
“Acrescentando que muitos municípios estão pegando direto na Cema os seus insumos, para não esperar pela logística, então está sendo bem articulado esse envio. Eu quero ressaltar também que a Susam dobrou a capacidade da UTI aérea, então quando há casos realmente suspeitos eles são removidos imediatamente (para Manaus)”, enfatizou a deputada.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian