O vereador Fransuá (PV) anunciou, nesta semana que vai destinar R$ 109 mil da emenda impositiva para controle e tratamento de ocorrências relacionadas ao novo coronavírus, Covid-19. De acordo com o parlamentar, o montante será deliberado para o Fundo Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que deverá utilizar o recurso na compra de materiais e equipamentos utilizados na contenção e tratamento de ocorrências relacionadas ao covid-19.
“Esse é o momento de união. A pandemia do coronavírus cresce assustadoramente e vai gerar um enorme impacto na vida de todos. Hoje, comuniquei à Secretaria Municipal de Finanças (Semef) a minha decisão em destinar R$ 109 mil da emenda impositiva, a fim de auxiliar na contenção e tratamento de ocorrências relacionadas ao Covid-19” explica Fransuá.
O vereador também encaminhou um ofício à presidência Regional do Partido Verde, ao qual é filiado, solicitando a transferência do valor integral do Fundo Partidário Eleitoral para ações de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.
“Como vereador de Manaus e parte integrante do Partido Verde, não posso cruzar os braços. Sugeri que a presidente do PV, seccional Amazonas fizesse a transferência do fundo partidário para auxiliar nas ações de combate e controle à infecção pelo Covid-19. Esse vírus assola todo o Brasil, e em particular o município de Manaus, a situação exige que nos unamos em uma força tarefa. Por isso, devemos dispor de vários recursos e, de todos as esferas, quer seja municipal, estadual, ou federal, afim de combatermos, com a maior eficácia e urgência, essa pandemia”, frisa Fransuá.
O parlamentar também aproveitou para encaminhar ofícios para as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, responsáveis pelo fornecimento de energia e água, respectivamente, na capital amazonenses. Nos documentos, ele solicita a suspensão das cobranças, até o mês de maio de 2020, pelos serviços fornecidos aos usuários na capital.
Segundo o vereador Fransuá, deve se considerar o Decreto 42.061, de 16 de março de 2020, que estabeleceu a situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas em razão da disseminação do Covid- 19, e ainda, os decretos municipais 4.476, 4.799 e 4.780 em que também oficializam o estado de emergência na cidade de Manaus.
“Precisamos tomar todas as providencias para conter a pandemia em nosso Estado. E como a única maneira de minimizar o contágio é por meio do isolamento social, logo, a grande maioria das pessoas não poderão trabalhar, e sabemos que a grande maioria da população não terá condições de pagar suas contas de energia elétrica e de água. Por se tratar de um caso emergencial de combate à pandemia do Covid-19, sugiro que sejam suspensas as cobranças das tarifas de água e energia no município de Manaus, especificamente da população carente”, pontua o vereador.
Cresce o número de casos de infectados pelo covid-19 em todo o Brasil
De acordo com a atualização dos dados pela Fundação em Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM), na manhã desta terça-feira (24), o Amazonas já registra 32 casos do novo coronavírus (Covid-19), sendo 31 na capital amazonense e um em Parintins.
Ontem foram confirmados mais seis novos casos da doença no estado do Amazonas, segundo a presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto. Outros 20 casos estão em investigação pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM).
Ainda conforme as informações repassadas, dos casos confirmados, três pacientes estão internados. Dois deles estão no Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.
O Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz tornou-se referência, em Manaus, para o tratamento do coronavírus. Uma das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 está internada em uma unidade de saúde da rede privada.
O secretário de estado de saúde, Rodrigo Tobias, explica que o Hospital Delphina Aziz está atendendo, a partir desta segunda (23), somente os casos graves de coronavírus regulados, ou seja, que dão entrada na unidade por meio das ambulâncias. O titular da Susam recomenda, que a população que não apresenta sintomas do coronavírus procure outras unidades de Saúde do Estado.
Em todo o Brasil, dados do Ministério da Saúde confirmam o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus. Entre quinta e sexta-feira da semana passada, 11 mortes foram registradas em decorrência da covid-19, sendo nove em São Paulo e outras duas no Rio de Janeiro. Em São Paulo outros 396 casos já foram confirmados, seguido por Rio de Janeiro (109), Distrito Federal (87), Ceará (55), Rio Grande do Sul (37) e Minas Gerais (35).
Texto: Conceição Melquíades – assessoria do vereador Fransuá
Foto: Robervaldo Rocha – DircomCMM
Edição: Francismar Lopes – DircomCMM
O post Vereador Fransuá destina verba de emenda impositiva para ajudar no combate ao Covid-19 apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.